Ítalo Moreira propõe tecnologia para aumentar segurança nas faixas de pedestres

O vereador Ítalo Moreira apresentou Indicação à Prefeitura de Sorocaba solicitando estudos técnicos para avaliar a implantação experimental de faixas de pedestres com sinalização luminosa acionada por sensores. A proposta é inspirada em uma tecnologia que está sendo testada em Florianópolis e busca…

O vereador Ítalo Moreira apresentou Indicação à Prefeitura de Sorocaba solicitando estudos técnicos para avaliar a implantação experimental de faixas de pedestres com sinalização luminosa acionada por sensores. A proposta é inspirada em uma tecnologia que está sendo testada em Florianópolis e busca ampliar a visibilidade dos pedestres durante a travessia. A iniciativa prevê a realização de um projeto-piloto antes de uma eventual expansão para outras regiões da cidade.

O sistema identifica a presença ou a aproximação de uma pessoa junto à faixa e aciona um alerta luminoso para chamar a atenção dos motoristas. A tecnologia pode incluir iluminação direcionada para a área de travessia e recursos de monitoramento para medir os resultados da experiência.

Entre os critérios sugeridos para a escolha dos locais de teste estão o fluxo de pedestres, o histórico de acidentes, as condições de iluminação, a visibilidade e as características das vias. O vereador também propõe avaliar equipamentos alimentados por energia solar. A análise deverá considerar ainda os custos de instalação e manutenção, a eficiência dos dispositivos e o comportamento dos motoristas diante dos alertas.

Para Ítalo Moreira, a tecnologia pode contribuir para aumentar a segurança nas travessias. “A faixa de pedestres não deve apenas indicar onde o cidadão pode atravessar. A tecnologia pode fazer com que ela também avise o motorista, em tempo real, que existe uma pessoa prestes a atravessar”, afirma.

“Não estamos propondo simplesmente instalar equipamentos. Estamos propondo testar, medir e avaliar. Se uma tecnologia consegue aumentar a visibilidade do pedestre e contribuir para uma travessia mais segura, Sorocaba precisa conhecer essa possibilidade”, considera Ítalo.

Segundo o parlamentar, o projeto-piloto permitiria ainda avaliar custos de instalação e manutenção, eficiência do sistema, comportamento dos motoristas e eventual redução de situações de risco antes de uma possível ampliação para outras regiões da cidade.