Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

14/10/2019 - Sorocaba - SP

Programação do Dia do Lobo-Guará no zoo contou com a participação de mais de 1.500 pessoas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Mais de 1.500 pessoas participaram neste sábado (12), entre 9h e 16h, da programação especial em comemoração ao Dia do Lobo Guará (12 de outubro) no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Crianças, jovens e adultos puderam aprender sobre a espécie e se divertir com as atividades realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).

As ações educativas também fizeram parte da programação para celebrar o Dia das Crianças (12 de outubro) e o aniversário de 51 anos do zoológico de Sorocaba, comemorado no dia 20 de outubro. O objetivo foi mostrar as características e curiosidades do lobo-guará, uma espécie que habita o Cerrado e ocorre na região de Sorocaba, para sensibilizar as pessoas para a conservação não apenas do animal, mas também do bioma e da natureza como um todo.

O Dia do Lobo-guará faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente no município de Sorocaba, instituído pela lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009. Esse ganho para a espécie na cidade se deu pelo trabalho que o zoo de Sorocaba realiza na reprodução e conservação do lobo-guará, que consta da lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e classificada na categoria vulnerável da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

 

Dia de aprendizado e diversão e parabéns aos lobos

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente caprichou nos detalhes da festa e se caracterizou de lobo-guará para chamar a atenção das pessoas, principalmente do público infantil.

Os visitantes puderam conferir, das 9h às 16h, a exposição “Conhecendo o lobo-guará” e um vídeo sobre a espécie, além de ver de pertinho um exemplar taxidermizado (“empalhado”). As crianças puderam também, usando a criatividade, pintar desenho do lobo-guará, levar para a casa uma máscara do bicho e adesivos e ainda ganhar um carimbo na mão ou no braço com a pata do animal.

Já por volta de 14h30, visitantes e funcionários do zoo cantaram parabéns aos lobos-guará, que ganharam no próprio recinto um bolo para celebrar a data, preparado pela equipe do parque com alimentos que fazem parte da dieta.

 

Sobre a espécie

O lobo-guará habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são, principalmente, atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.

Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da cauda, que são brancos, e dorso e patas negras. Carnívoros onívoros, ou seja, além de carne também comem vegetais, eles podem medir até um metro de altura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser vistos aos pares somente no período reprodutivo.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

O mercado de Aluguel de louças em São Paulo aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas em São Paulo) para um festa

O Emprestimo para aposentado.

O BMG Emprestimo.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.