14/10/2019 - Sorocaba - SP

Programação do Dia do Lobo-Guará no zoo contou com a participação de mais de 1.500 pessoas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Mais de 1.500 pessoas participaram neste sábado (12), entre 9h e 16h, da programação especial em comemoração ao Dia do Lobo Guará (12 de outubro) no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Crianças, jovens e adultos puderam aprender sobre a espécie e se divertir com as atividades realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).

As ações educativas também fizeram parte da programação para celebrar o Dia das Crianças (12 de outubro) e o aniversário de 51 anos do zoológico de Sorocaba, comemorado no dia 20 de outubro. O objetivo foi mostrar as características e curiosidades do lobo-guará, uma espécie que habita o Cerrado e ocorre na região de Sorocaba, para sensibilizar as pessoas para a conservação não apenas do animal, mas também do bioma e da natureza como um todo.

O Dia do Lobo-guará faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente no município de Sorocaba, instituído pela lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009. Esse ganho para a espécie na cidade se deu pelo trabalho que o zoo de Sorocaba realiza na reprodução e conservação do lobo-guará, que consta da lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e classificada na categoria vulnerável da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

 

Dia de aprendizado e diversão e parabéns aos lobos

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente caprichou nos detalhes da festa e se caracterizou de lobo-guará para chamar a atenção das pessoas, principalmente do público infantil.

Os visitantes puderam conferir, das 9h às 16h, a exposição “Conhecendo o lobo-guará” e um vídeo sobre a espécie, além de ver de pertinho um exemplar taxidermizado (“empalhado”). As crianças puderam também, usando a criatividade, pintar desenho do lobo-guará, levar para a casa uma máscara do bicho e adesivos e ainda ganhar um carimbo na mão ou no braço com a pata do animal.

Já por volta de 14h30, visitantes e funcionários do zoo cantaram parabéns aos lobos-guará, que ganharam no próprio recinto um bolo para celebrar a data, preparado pela equipe do parque com alimentos que fazem parte da dieta.

 

Sobre a espécie

O lobo-guará habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são, principalmente, atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.

Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da cauda, que são brancos, e dorso e patas negras. Carnívoros onívoros, ou seja, além de carne também comem vegetais, eles podem medir até um metro de altura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser vistos aos pares somente no período reprodutivo.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.