Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

5/8/2019 - Sorocaba - SP

‘Dia D’ do Mutirão da Saúde é elogiado pela população em Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A ação teve como objetivo reduzir a fila de espera por consultas, exames e cirurgias

 

Com a estimativa de realizar um total de 4.375 atendimentos nas 32 Unidades Básicas de Saúde, Policlínica Municipal “Edward Maluf”, ônibus Azul e Rosa, Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além dos hospitais GPACI, Santa Lucinda e Santa Casa, o ‘Dia D’ do Mutirão da Saúde foi elogiado pela população que esteve presente para ser atendida neste sábado (3). Todos os trabalhos foram conferidos pela prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho. O objetivo da ação foi reduzir a fila de espera para as especialidades e na Atenção Básica. Os pacientes que aguardam na fila da rede municipal foram agendados para serem atendidos.

Logo pela manhã, a prefeita Jaqueline Coutinho se encontrou com a secretária da Saúde, Kely Schettini, para visitar a Policlínica. Durante a ocasião, Jaqueline conversou com pacientes, médicos, dentistas e demais servidores que integraram o time para realizar o mutirão. Muitas pessoas pediram para tirar foto com ela e elogiar a iniciativa.

Para a prefeita, o ‘Dia D’ foi um marco histórico para a cidade de Sorocaba. “Estou muito feliz com essa realização, ainda mais na Policlínica, local do meu nascimento à época em que funcionava o hospital Severino. Tenho certeza do intenso comprometimento desses servidores na área da Saúde. Estou à disposição para oferecer apoio e estrutura, pois qualidade eles têm de sobra”, pontua Jaqueline.

Segundo a secretária da Saúde, Kely Schettini, esse mutirão foi possível com recursos municipais e principalmente através da emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado federal Capitão Guilherme Derrite. “Fiquei muito feliz pela importante parceria com o deputado. Este mutirão ajudará muito na redução pela fila de espera. Que possamos realizar mais eventos como esse”, destaca.

Após essa visita, a prefeita e a secretária visitaram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Aparecidinha, Vitória Régia e Ulisses. Sempre de forma atenciosa, Jaqueline ouviu cada paciente e servidor em relação às melhorias que podem ser feitas na Saúde da cidade. No final da tarde, a Policlínica também recebeu a visita do deputado federal Capitão Derrite e do vereador e presidente da Comissão da Saúde, Hélio Brasileiro. Ambos aprovaram positivamente o evento que beneficiou muitas pessoas.

A moradora do Jardim Brasilândia, de 45 anos, Cristiane Moreira, elogiou toda a assistência. “Fui encaminhada pela minha UBS para passar pelo dermatologista. Estava aguardando há quatro meses, e essa semana me ligaram informando sobre meu agendamento no mutirão. Fui atendida de forma atenciosa e não demorei para ser chamada”, conta.

Já o morador do Aparecidinha, de 44 anos, Adriano Marins, compareceu ao mutirão para ser atendido pela especialidade de endodontia da Policlínica. “Passei semana passada na UBS, fui atendido e me encaminharam para o mutirão. Estou muito satisfeito pela qualidade e rapidez do atendimento, ressalta.

Locais de atendimento e divulgação de faltosos

De acordo com a SES, 18 UBSs atenderam das 7h às 19h e as outras 14 realizaram o atendimento das 7h às 17h. A missão foi a ampliação da oferta de vagas para agendamentos nas áreas de saúde da mulher e na saúde do adulto. As unidades realizaram atividades para promover saúde e prevenir doenças com atuação de equipe multiprofissional. A estimativa foi que nas 32 UBSs fossem realizadas 950 consultas médicas, 1.200 consultas de enfermagem e 680 consultas odontológicas, totalizando 2.830 atendimentos.

Já na Policlínica foram agendadas 32 pequenas cirurgias, 156 consultas de dermatologia, 144 de ortopedia, 24 de mastologia, 30 de neurologia, 45 de urologia, 440 de odontologia, 60 avaliações para pequenas cirurgias, 30 avaliações pré endoscópica e 90 exames de espirometria. Um total 1.051 procedimentos. O atendimento ocorreu das 7h às 17h.

O SAME/CTA, situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, funcionou das 7h às 17h para efetuar os seguintes atendimentos: consulta psicológica para pessoas vivendo com HIV e planejamento familiar, consulta de infectologista para pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, consulta ginecológica para gestantes de alto risco e infecções sexualmente transmissíveis, consulta de enfermagem (PEP, e acolhimento), administração de medicamentos, pré e pós-consulta, distribuição de medicamentos antirretrovirais e para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além dos testes rápidos para diagnosticar HIV, sífilis e as hepatites B e C, aconselhamento e consulta para queixas sexuais. A capacidade de assistência foi para 210 atendimentos.

Os ônibus Azul e Rosa ficaram à disposição da população na Praça Cel. Fernando Prestes das 7h às 17h, para oferecer atendimentos nas áreas de ginecologia e urologia. Foram distribuídas 14 senhas da unidade rosa e 24 senhas da unidade azul a partir das 7h. Já às 13h foram oferecidas mais 14 senhas para o atendimento da mulher e 24 para o homem.

No hospital GPACI, pacientes já agendados que aguardam na fila de espera passaram por exames e cirurgias neste sábado. Foram agendados 182 exames entre raio-x, ultrassom, tomografia, ecocardiograma, além de seis cirurgias infantis. Já na Santa Casa foram agendadas 20 avaliações ortopédicas. O Hospital Santa Lucinda agendou 26 pacientes para qualificação ginecológica e sete cirurgias.

De acordo com a SES, nos próximos dias haverá um balanço do número real de atendimentos e porcentagem de faltosos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.