Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/7/2019 - Sorocaba - SP

Zona Oeste recebe a quarta edição do Programa Fala Bairro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A quarta edição do Programa “Fala Bairro” aconteceu na tarde deste sábado (29) no CEI 23 – Dolores Cupiam do Amaral, no Jardim dos Estados, com as presenças do prefeito José Crespo, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, além de secretários municipais e do deputado federal Jefferson Campos. Esta edição foi especialmente criada para ouvir e receber reivindicações dos moradores no Jardim dos Estados, Jardim Europa, Jardim Refúgio e Guadalajara.

O programa foi idealizado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) da Prefeitura de Sorocaba e envolve todas as secretarias municipais no intuito de ouvir a população.

O evento foi aberto pelo prefeito José Crespo elogiando a participação dos moradores. “Eu e os demais secretários aqui presentes viemos aqui para entender e registrar as demandas. Certamente muitas já foram atendidas, mas estamos aqui para ouvir, verificar o que falta e assumir compromissos com os moradores”, disse o Chefe do Executivo.

No inicio do encontro, o secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, pediu um minuto de silêncio pela morte de Erotides Martins Rodrigues, mais conhecido como Paraná, presidente da Associação de Moradores do Jardim Ipiranga e adjacências. Local que recebeu a primeira edição do Programa Fala Bairro.

As enchentes no córrego Água Vermelha, uma antiga solicitação dos moradores da região, fez com que o diretor geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, fosse um dos primeiros a se pronunciar, anunciando em primeira mão a data de 15 de agosto para entrega do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, que faz parte de um conjunto de obras que inclui duas bacias de contenção para a eliminação de pontos de alagamento. Com uma área total de 42.650 m², abrange os bairros Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador.

O líder comunitário, Alcides dos Santos Costa, ressaltou a importância das obras do RDC e o quanto será benéfico para a população, destacando como um “serviço de primeiro mundo”.

Outra líder comunitária, Silvana Aparecida dos Santos, solicitou melhorias na rua onde mora e, solicitou à Urbes – Transito e Transportes que verifique as vagas de estacionamento disponíveis. O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, se comprometeu em enviar técnicos ao local para estudar a solicitação da moradora e, aproveitou para informar que a outra solicitação feita pelos moradores, a implantação de uma lombo-faixa na Capitão Bento Mascarenhas, em frente ao nº 2.261, será atendida.

Há dois anos morando em Sorocaba e há cinco meses no bairro, Manoel Alexandre, vindo do Nordeste do país, elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura de Sorocaba e aproveitou para fazer sua solicitação. “Para quem vem de outra cidade, como eu, é muito claro o trabalho realizado pela Prefeitura nos bairros, a população não tem noção do quanto ela tem ganhado! O único pedido que faço é uma vaga na creche para meu filho pequeno”, disse.

O secretário de Educação, André Gomes, prontamente respondeu que o pedido será atendido, pois somente em 2019 foram criadas oito novas creches, atendendo mais mil crianças.

O recapeamento das ruas foi outra solicitação dos moradores. O secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Fabio Pilão, informou que todo o trabalho que recuperação das vias faz parte de um projeto de mobilidade que a Prefeitura desenvolveu prevendo recursos financeiros da Fonplata. Informou aos moradores que falta apenas a aprovação na Câmara dos Vereadores para o início as obras. Pilão ressaltou também que o programa fará, além da requalificação das vias, melhorias nas calçadas e na iluminação pública dos locais contemplados.

Ao final das apresentações de lideranças comunitárias, alguns secretários municipais se manifestaram dentro das áreas onde foram apresentadas as reivindicações dos moradores, como Simei Lamarca (Esportes e Lazer), Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico) e Kely Schettini (Saúde). Ao final, a primeira-dama, Lilian Crespo, agradeceu a participação dos moradores no programa, contribuindo para uma aproximação cada vez maior entre a prefeitura e os moradores dos bairros.

Nem todas as demandas são possíveis de serem realizadas em pouco tempo, porém as ações foram recebidas pela Ouvidoria Geral do Município, que irá protocolá-las para serem enviadas às Secretarias responsáveis para serem executadas dentro de um cronograma e uma previsão orçamentária.

Esta foi a ultima edição do programa que, a partir do próximo mês, unirá forças ao Programa Recupera Sorocaba.

Muito Mais Por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.