Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/11/2019 - Sorocaba - SP

Zona Norte ganhará com modernização da mobilidade urbana




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Mais populosa, a região da Zona Norte de Sorocaba também será conhecida, em breve, como a mais moderna e com o transporte coletivo mais rápido, numa união entre mobilidade urbana eficiente e infraestrutura viária preparada para o crescimento urbano. São melhorias a serem conquistadas com as obras do BRT (Bus Rapid Transit) e com a construção de um novo viaduto na região da Avenida Itavuvu.

A preocupação da Prefeitura de Sorocaba em investir em obras na Zona Norte é destacar uma região já bastante valorizada e promissora da cidade. Para comparar, enquanto a Zona Sul recebe melhorias em pontos de ônibus do BRT, a Zona Norte terá todo o pavimento das Avenidas Itavuvu e Ipanema refeitos, além de também ganhar um novo terminal urbano de ônibus. “Assim como aconteceu em outras cidades, o BRT trará mais desenvolvimento econômico. Trata-se de uma obra muito importante, que vai alavancar o desenvolvimento da nossa cidade e também da região metropolitana”, diz o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves.

E isso não é à toa. Quase metade da população sorocabana vive lá, conforme levantamento do Plano Diretor Transporte Urbano e Mobilidade. A Zona Norte também é a região com a segunda maior densidade populacional de Sorocaba (habitantes por quilômetro quadrado) e onde estão 30% das ofertas de emprego oferecidas na cidade.

Novo viaduto

O viaduto ligará as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru Marciano, melhorando consideravelmente o fluxo de três importantes corredores urbanos da Zona Norte. A obra deverá beneficiar um dos cruzamentos mais movimentos da cidade, com tráfego diário de cerca de 30 mil veículos. Desse total, 50% dos veículos circulam pela região nos horários de pico.

Hoje, o que se presencia são avenidas de trânsito lento e, neste momento, que passa por dificuldades por conta das obras que implantam o transporte coletivo rápido na região. Com o viaduto, a passagem dos veículos torna-se mais eficiente e melhor.

A expectativa da Prefeitura de Sorocaba é que, com o viaduto, o sentido da Rua Atanázio Soares passe por mudanças, já que quem estiver na via terá a opção de seguir por ela ou pela Avenida Itavuvu, para seguir para o sentido centro ou acessar a Avenida Ulysses Guimarães.

O custo total da obra superior a R$ 23 milhões e a estimativa é de que ela seja concluída em 12 meses. O investimento vem de programas de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), atual Banco de Desenvolvimento da América Latina, com contrapartida legal do município.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.