Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/6/2020 - Sorocaba - SP

Workshop on-line de estudo de vulnerabilidade e risco climático já recebeu 90 inscrições




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Em torno de 90 pessoas já se inscreveram para participar do 1º Workshop de Estudo de Vulnerabilidade e Risco Climático de Sorocaba, que ocorrerá nesta quinta-feira (18), das 9h às 11h, de forma on-line pela plataforma Zoom. O encontro reunirá atores estratégicos da cidade para um aprofundamento na análise de risco e vulnerabilidade climática do município, debatendo as necessidades e as visões de cada um. A inscrição é gratuita deve ser feita pelo link: https://bit.ly/2XNk1iq.

Realizado pelo ICLEI América do Sul, Way Carbon e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), o evento visa apresentar a metodologia para análise de risco às mudanças do clima na cidade. A iniciativa dá continuidade à implementação do projeto Urban-LEDS II, do qual Sorocaba faz parte, que visa tornar as estratégias de desenvolvimento de baixa emissão uma parte fundamental da política e planejamento urbano nas cidades.

Importantes políticas públicas já foram implementadas pela Secretaria do Meio Ambiente nos últimos anos para o enfrentamento às consequências da mudança do clima. Além da adesão ao ICLEI e à participação no projeto Urban LEDS – Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono, Sorocaba já fez o seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE); elaborou a Política Municipal sobre Mudanças Climáticas; e firmou compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

Durante o workshop, os participantes vão conhecer o escopo do projeto; a metodologia para formulação do índice de riscos climáticos; a ferramenta MOVE; o modelo de projeção climática e tendências para as cidades; os dados e informações necessárias para elaboração do índice de risco climático; o que Sorocaba já possui de informação; validar as ameaças a serem analisadas; identificar fontes adicionais de informações e dados para refinamento do índice de risco climático; e validar o cronograma.

A empresa Way Carbon é a responsável por fazer a análise de risco e vulnerabilidade climática das cidades participantes do Urban-LEDS II. Podem participar do workshop funcionários de secretarias municipais e órgãos de outras esferas de governo, bem como sociedade civil em geral, especialmente os que tiverem informações para aprimorar o estudo. É proposta a realização das análises de impactos sobre o meio físico (inundação e deslizamento) e impacto sobre a saúde (dengue e ondas de calor).

O projeto Urban-LEDS II: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono é implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia. Na sua segunda etapa, o projeto abrange quatro novos países – Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh-, além dos quatro países participantes da primeira etapa – Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul.

Com um investimento de 8 milhões de euros, o projeto apoia aproximadamente 60 cidades ao redor do mundo, na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, oito cidades participam do projeto desde a primeira fase (2012-2016): Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Sorocaba/SP. Saiba mais, acessando o site do projeto: https://urban-leds.org/.

Programação

09h00 – Regras da casa e apresentação da agenda do dia, com Melina Amoni, gerente de Risco Climático e Adaptação da WayCarbon

09h10 – Abertura e boas-vindas, com Maurício Tavares da Mota, secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), e Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI América do Sul (Facilitador: Melina Amoni – WayCarbon)

09h20 – Apresentação do Projeto Urban-LEDS II, com Flavia Bellaguarda, assessora de Mudança do Clima – Brasil do ICLEI América do Sul

09h30 – Apresentação do escopo de trabalho, metodologia para análise de risco climático e ferramenta MOVE, com Melina Amoni, gerente de Risco Climático e Adaptação da WayCarbon

10h00 – O que a cidade já possui de informações: não estamos partindo do zero!, com Sara Regina de Amorim, técnica ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Sustentabilidade (Facilitador: Melina Amoni – WayCarbon)

10h20 – Debate: Perguntas e Respostas (Facilitador: Melina Amoni – WayCarbon)

10h50 – Próximos passos e encerramento, com Melina Amoni, gerente de Risco Climático e Adaptação da WayCarbon, e Flavia Bellaguarda, assessora de Mudança do Clima – Brasil do ICLEI América do Sul



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.