Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

3/12/2010 - Sorocaba - SP

Vitor Lippi abre o “Bicicultura 2010”




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em sua palestra, o prefeito falou sobre os sucessos das iniciativas de Sorocaba que estimulam as atividades físicas.

O prefeito Vitor Lippi fez, no início da tarde desta quinta-feira (02), a abertura oficial do “Bicicultura 2010”, que acontece no Sorocaba Park Hotel e é considerado o maior evento sobre bicicletas do Brasil. Organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) e Instituto Pedala Brasil, com apoio do Ministério das Cidades, a programação do evento inclui a realização de palestras, oficinas e vivências, pedaladas e confraternizações, destinadas ao aprimoramento no conhecimento do ciclismo.

Além de participantes de várias partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Bicicultura trouxe a Sorocaba o presidente da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Antônio Miranda, e a presidente do Instituto Pedala Brasil (IPB), Ana Lia de Moraes, além de Cláudio Silva, representante da Secretaria Nacional da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e ainda o prefeito de Rio do Sul (SC), Milton Hobus. Após da solenidade de abertura, Vitor Lippi proferiu palestra falando sobre os programas que fazem de Sorocaba uma "Cidade Educadora, Cidade Saudável". Falou também sobre os programas que estimulam as atividades físicas, como 24 Horas de Caminhada, o Pedala Sorocaba, Pedala Noturno. “O gestor público tem que oferecer programas que estimulem a prática de atividades físicas; deve pensar em uma cidade onde os espaços públicos sejam promotores de uma vida saudável”, disse ele.

palestra

De acordo com os organizadores, a escolha de Sorocaba para sediar esta nova etapa do Bicicultura ocorreu justamente por causa das políticas públicas do município voltadas ao incentivo desse meio de transporte. Sorocaba possui atualmente 65 quilômetros de ciclovia e vai chegar aos 100 km até 2012, interligando praticamente todas as regiões da cidade. Além disso, a administração promove frequentemente eventos para estimular o uso da bicicleta pela população.

Além do prefeito Vitor Lippi, também estiveram na cerimônia o presidente da Urbes, Renato Gianolla, e os secretários municipais Jussara Carvalho (Meio Ambiente) e Fernando Furukawa (Finanças). O Bicicultura 2010 prossegue até sábado (04).

Informações também no site bicicultura2010.site.com.br.

 

Programação - Dia 03 - Sexta Feira

Atividades Simultâneas

Palestras de Ciclistas e Convidados Especiais

Local: Salão Principal do Sorocaba Park Hotel

8h30 – Estatística de acidentes com ciclistas em Santos – Rubens de Oliveira Braga – CICLOSAN

9h – “Del ciclopaseo a las ciclovías en Quito: cuando la temporalidad se hace permanencia” – Alexandra Velasco – Município de Quito - Equador

9h50 – Debate

10h – Intervalo - Cafezinho

10h20 – A experiência do Programa Arte e Bicicleta em Curitiba – Jorge Brand – Bicicletada de Curitiba

10h40 – O atual estágio do Projeto Rio Cidade das Bicicletas - Altamirando Moraes – Subsecretário de Meio Ambiente

11h10 – As propostas de São Paulo para as bicicletas – Representante da CET - SP

11h40 – A experiência do Projeto SAMBA, onde deu certo, onde não – Representante da SERTTEL

12h10 – Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade para Peças de Bicicletas – INMETRO – Eng. Roberto Antunes, ABRADIBI

12h40 – Debates

13h – Encerramento

Mesas Redondas dos Cicloativistas - I

Local: Sala 1 do Centro de Referência em Educação

8h30 – Mesa 1 – Padrões de Estacionamento para o Brasil – paraciclos/bicicletários

Condução: – Thiago Benicchio

O Caso de Mauá – Adilson Alcântara – ASCOBIKE – Mauá

As ações da CP



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.