Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

10/3/2011 - Sorocaba - SP

Vereador quer testes de glicemia gratuito para portadores de diabetes tipo II




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Claudemir Justi (PSDB) pede que Unidades Básicas de Saúde forneçam tiras e material reagente aos diabéticos que não têm acesso aos insumos 

Através de requerimento encaminhado à prefeitura, o vereador Claudemir Justi (PSDB) está solicitando o fornecimento gratuito de material para teste do nível de glicose a portadores de diabetes tipo II. Atualmente as Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba disponibilizam glicosimetro e tira reagente apenas para os diabéticos dependentes de insulina (diabetes tipo I).

A falta de medição dos níveis de glicose contribui para que os portadores sejam negligentes no controle, principalmente quanto à alimentação, convivendo com glicemias altas e sujeitos às complicações provocadas pela doença”, argumenta o vereador. Justi destaca que o diabético paga entre R$ 4 e R$ 11 reais para fazer o teste. “A repetição torna oneroso e até inviável o controle para boa parte da população”, completa.

No documento o vereador requer o fornecimento de material para teste a portadores do tipo II, quando o controle diário de glicemia for prescrição médica, e a realização de teste nas UBSs em pacientes previamente cadastrados, sem a necessidade de atendimento médico a cada medição.   

Para o parlamentar, a alteração no sistema, apesar de trazer novas despesas para o Poder Público, vai beneficiar os portadores de diabetes tipo II evitando complicações a médio e longo prazo e reduzindo a procura por atendimento médico.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.