Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/2/2011 - Sorocaba - SP

Vereador defende construção de anel ferroviário em Sorocaba




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Helio Godoy (PTB) propõe comissão especial para tratar do assunto e conta com o apoio dos demais membros da Comissão de Ciência e Tecnologia

A construção de um anel ferroviário em Sorocaba é imprescindível tanto para tirar a linha férrea do centro e dinamizar a malha urbana da cidade quanto para sustentar o novo ciclo de desenvolvimento do município.” Quem faz a afirmação é o vereador Helio Godoy (PTB), que, por meio de requerimento, está propondo a instalação de uma comissão especial no Legislativo sorocabano para tratar do assunto. A proposta conta com o apoio dos vereadores Rozendo de Oliveira (PV) e Izídio de Brito (PT), que, juntamente com Godoy, integram a Comissão de Ciência e Tecnologia.

Sorocaba cresceu muito nos últimos anos e já não suporta mais uma malha ferroviária cortando sua região central. Ela estrangula completamente o trânsito e dificulta a ligação entre as várias regiões da cidade. A linha férrea é um grande obstáculo inclusive para o transporte coletivo, obrigando os ônibus a fazerem um verdadeiro contorcionismo para chegar ao seu destino”, argumenta Helio Godoy (PTB), acrescentando que, sem a retirada dos trilhos da região central, o trânsito da cidade “será um eterno problema”.

Mas, para Helio Godoy, a necessidade de se construir o anel ferroviário vai além da melhoria no trânsito: “É também uma medida essencial para o novo ciclo de desenvolvimento do município” — sustenta. “Com a vinda da Toyota e a implantação do Parque Tecnológico, as novas indústrias que virão para Sorocaba vão precisar de uma malha ferroviária moderna e não a que existe hoje, espremida entre carros e casas, no centro da cidade, provocando acidentes e colocando em risco a vida da população, uma vez que a via férrea transporta combustível e material tóxicos”, acrescenta.

Traçado moderno — O traçado do anel ferroviário defendido pelo vereador contorna o perímetro urbano da cidade, margeando a Rodovia Castello Branco e passando justamente pelas regiões estratégicas do município, como a Zona Industrial, o Parque Tecnológico, a área do futuro aeroporto, o Terminal Intermodal e a região do Parque Tecnológico, onde será instalada a fábrica da Toyota. “Esse traçado irá favorecer o setor industrial de Sorocaba e região, garantindo maior fluidez ao transporte de cargas e reduzindo custos para as empresas, com ganho para toda a economia”, argumenta.

Helio Godoy observa que há vários projetos de anel ferroviário em andamento no país, como o da região do ABCD, na Grande São Paulo, e o de Camaçari, na Bahia. “Sorocaba já é um dos mais importantes pólos industriais do país e, com a vinda da Toyota, vai precisar de um anel ferroviário à altura de seu desenvolvimento. Não faz sentido ter uma linha férrea cortando o centro da cidade se há muitos anos ela deixou de transportar passageiros”, enfatiza, acrescentando que, pelo fato de já ser cortada pelo rio, Sorocaba se torna ainda mais prejudicada pela via férrea em sua região central.

Em seu requerimento, Helio Godoy sugere que a Comissão Especial sobre o Anel Ferroviário seja formada por três vereadores e que seja contratada uma consultoria técnica para auxiliar em seus trabalhos. O vereador também solicita que sejam custeadas as despesas com viagens e outros trabalhos da comissão, além de requerer as dependências da Câmara Municipal para promover reuniões e discussões sobre o tema. O objetivo do vereador é, a partir do Legislativo municipal, mobilizar toda a sociedade em defesa da construção do anel ferroviário.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.