Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/11/2018 - Sorocaba - SP

Urbes inova no sistema de bilhetagem com pagamento de tarifa por QR Code




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A partir deste sábado (24) os usuários de ônibus já poderão pagar o ônibus na cidade através de bilhetes com QR Code (Quick Response Code: Código de Resposta Rápida na sigla em inglês) por meio de um smartphone. Basta baixar o app Cittamobi, já disponível na plataforma Android e iOs, em seguida, efetuar a compra com cartão de crédito ou debito. Com o QR Code na tela do celular, é só passar a imagem em um dos leitores instalados dentro dos ônibus, antes de passar pela catraca.
O bilhete está à venda também nos postos dos terminais Santo Antônio e São Paulo, na Sede Administrativa da Urbes – Rua Pedro de Oliveira Neto e nas Casas do Cidadão do Ipiranga, Itavuvu, Ipanema, Éden, Brigadeiro Tobias, Nogueira Padilha e Paço.
O QR Code é um código de barras bidimensional, impresso em papel ou imagem que estará disponível no smartphone, deixando mais ágil o embarque de passageiros. O bilhete terá a codificação da tarifa. Após comprar nos pontos de venda que estarão espalhados pela cidade, o passageiro validará seu código no interior do ônibus.
Todos os validadores dos ônibus que operam no sistema já estão equipados com leitor de tíquete QR Code. O bilhete terá validade de 1 hora, contados a partir da emissão/impressão do bilhete.
Com um investimento de dois milhões e quatrocentos mil reais, o novo Sistema de Bilhetagem do transporte coletivo de Sorocaba oferecerá à população o que existe de mais moderno em tecnologia embarcada. O que antes gerava um custo mensal de aproximadamente 600 mil reais de locação dos equipamentos, com a compra do Novo Sistema o custo passará a aproximadamente 200 mil reais mês. Dessa forma, o valor da passagem continuará o mesmo, com o passe social a R$ 4,20.

Ônibus terão sistema de reconhecimento facial
Em parceria com as Concessionárias do transporte coletivo, Consor e STU, a Urbes traz para Sorocaba nova tecnologia para a bilhetagem eletrônica no transporte coletivo municipal: o reconhecimento facial. O sistema de biometria tem como principal finalidade coibir fraudes. O Sistema identificará a pessoa pelo rosto por meio de um sistema tecnológico e valerá, para todos os benefícios do Sistema.
A sua utilização vai assegurar que titulares de cartões eletrônicos expedidos para estudantes e deficientes (beneficiados com redução ou gratuidade) sejam, efetivamente, os usuários transportados nos coletivos.
O sistema de reconhecimento facial será formado por equipamentos instalados nos ônibus, garagens e na central de processamento da permissionária, que armazenará os dados dos usuários (imagens faciais) devidamente cadastrados.
Nas próximas semanas, a empresa permissionária do transporte coletivo realizará campanha para informar sobre a adoção do reconhecimento facial, já afixando cartazes nos coletivos.

Funcionamento
Ao ingressar no ônibus e passar o cartão eletrônico, o usuário terá a validação e liberação da catraca. Ao mesmo tempo, imagens faciais suas serão captadas e processadas pelo sistema informatizado.
Se no processamento não for confirmada a similaridade entre as imagens (as feitas no ato e com as do banco de dados), ocorrerá auditoria para inspeção visual e verificação da desconformidade. Configurada alguma irregularidade, o benefício será bloqueado.
Dados
O serviço de transporte coletivo convencional em Sorocaba opera com 107 linhas que, ao longo do ano passado, somaram cerca de 51 milhões de embarques. Desse total, 10 milhões foram de passageiros regularmente cadastrados como deficientes e, portanto, com gratuidade na tarifa.
Já o número de estudantes com benefício do desconto de 62% sobre a tarifa é da ordem de 18 milhões de embarques.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.