Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/9/2019 - Sorocaba - SP

UBSs oferecem acessibilidade aos pacientes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

dsc6199

Com o objetivo de promover acessibilidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), oferece uma infraestrutura predial acessível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com funcionários capacitados em Libras (Língua Brasileira de Sinais), banheiros adaptados, rampas e até mesas ginecológicas elétricas para as pacientes com deficiência física ou motora, a assistência é fortalecida na cidade tendo em vista as pessoas com deficiência.

Na UBS Vitória Regia, a coordenadora Lidiane Schutzes conta que os pacientes surdos, ao passar pela consulta médica, têm a ajuda de uma funcionária na interpretação e tradução dLibras. A agente comunitária de saúde, Raquel Paulino, traduz as orientações passadas pelos médicos a esses pacientes, além de ajudá-los a esclarecer dúvidas com o profissional da medicina.

Usuária há sete anos da UBS Laranjeiras e portadora de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), Rosilene Cristina Soares destaca a importância da unidade dispor de uma maca ginecológica elétrica, que proporciona acessibilidade e segurança ao usuário com deficiência. “Antes da chegada dessa maca, a consulta era um desafio por conta de minha doença. Com esse novo recurso, me sinto muito mais confortável e segura para vir até a consulta”, conta.

A UBS Carandá é a mais nova da cidade e, também, a que mais oferece acessibilidade aos seus usuários. Com uma média mensal de cerca de 3 mil atendimentos, a unidade possui pisos táteisque são placas com relevos fixadas no chão, e têm um papel fundamental para possibilitar ao deficiente visual ter maior independência de locomoção.

A estrutura interna da UBS Carandá, ainda, proporciona rotas acessíveis caso os cadeirantes precisem se locomover e entrar em consultóriosÉ comum, em muitos lugares, as cadeiras de rodas não passarem pelas entradas de portas, dificultando o atendimento do cidadão nos mais variados setores. Além disso, a unidade dispõe de balcão rebaixado, rampa de acessibilidade, banheiro adaptado e mesa ginecológica elétrica, que garantem o acesso das pacientes.

Atualmente, a Secretaria da Saúde de Sorocaba disponibiliza o equipamento em outras 13 UBSs. Dezesseis dispõem de banheiros adaptados, enquanto no mesmo número de unidades de saúde há rotas acessíveis em toda unidade, outras 24 possuem rampas acessíveis. O município ainda conta com o auxilio de servidores que têm formação em Libras para atender deficientes auditivos em mais cinco unidades



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.