Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/9/2018 - Sorocaba - SP

UBS Carandá e Paineiras realizam mutirão de papanicolau neste sábado




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Carandá e Paineiras estarão abertas neste sábado (15) para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero. O objetivo da ação é permitir o acesso do papanicolau às mulheres que não conseguem realizar seus exames preventivos no horário normal de funcionamento da unidade.

A UBS Carandá estará aberta das 7h às 13h e realizará 12 coletas de papanicolau em pacientes já agendadas, além de oferecer atendimento de planejamento familiar para 5 casais e inscrições para os programas de hipertensão e diabetes. Na ocasião, a unidade terá o apoio e parceria da coordenação do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, que farão testes rápidos para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos.

Já a UBS Paineiras funcionará das 9h às 15h e terá livre demanda no atendimento da coleta de papanicolau, ou seja, as mulheres que necessitarem realizar o exame não precisarão agendar, apenas comparecer no horário de funcionamento portando cédula de identidade, cartão SUS e cartão da UBS.

Para a secretária de Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a intenção é que em várias oportunidades esses mutirões aconteçam em sábados para oferecer um atendimento flexível, além efetuar a promoção da saúde na cidade. “ O objetivo é identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhar essas mulheres para investigação e tratamento. Nossa gestão é focada na prevenção e não na doença, ressalta a secretária.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.

A UBS Paineiras fica situada à Rua Elisa Stefani Ramos, 130, e a UBS Carandá na Rodovia Emerenciano Prestes de Barros KM 97, 3715 (Rua Projetada 06, 248).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.