Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/3/2011 - Sorocaba - SP

Trem Turístico - Projetos para malha ferroviária são discutidos em reunião




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

O vereador Izídio de Brito (PT) participou de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tratou de passeios pedagógicos na ferrovia

Projetos que envolvem o turismo e passeios pedagógicos por meio da ferrovia sorocabana foram discutidos em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 21, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Participaram da discussão o vereador Izídio de Brito Correia (PT), o assessor técnico da Secretaria, Fernando Alonso, e dois membros da agência Cultural Promoções e Eventos, Elias Caetano e Marislane Dias.

Na oportunidade, a professora Marislane Dias apresentou um projeto que visa realizar passeios pedagógicos com alunos da rede municipal e estadual, por meio de passeios em vagões nos trilhos da cidade. Ela explicou que costuma realizar esse tipo de trabalho com os alunos das escolas onde trabalha em cidades vizinhas, como Campinas, já que em Sorocaba esse tipo de passeio não é viável. “Há interesse dos jovens e monitores a disposição, por isso desenvolvemos essa proposta”, explica.

O assessor da Secretária de Desenvolvimento, mostrando-se interessado no projeto, apresentou uma proposta do Executivo que já está em processo de desenvolvimento desde 2007. Ele visa a implantação do Trem Turístico, que, em parceria com prefeituras de outras cidades da região, vai traçar roteiros atrativos, também buscando o resgate da histórico de todos esses locais.

A ativação do turismo local por meio da malha ferroviária da cidade e região ainda não saíram do papel, segundo Fernando Alonso, por conta do consórcio que precisa ser assinado entre os municípios. “Só depois de um grupo de cidades formar o convênio é que o DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] vai liberar os recursos necessários para consertar os trens, que se encontram sucateados”, explica, ressaltando que o projeto ainda está em fase de regularização entre os municípios.

O representante da agência, Elias Caetano, afirmou, durante a reunião, que na próxima semana irá participar de reunião na ALL América Latina Logística Malha Sul, em Curitiba, para discutir a proposta do programa pedagógico. O vereador Izídio propôs que representante da Prefeitura participe da discussão, apresentando um projeto evoluído, como é o caso do Trem Turístico, para que juntos busquem melhorias e ajuda para as ferrovias da cidade, sugestão que foi acatada por ambos.

A ALL será responsável pela operação do projeto Trem Turístico, caso seja implantado. “Por isso a importância dessa reunião ter representantes da sociedade e do Poder Público e a apresentação de projetos como o do passeio pedagógico, que visa resgatar a história de Sorocaba”, esclarece o petista. A data da reunião em Curitiba ainda não foi confirmada.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.