Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/9/2018 - Sorocaba - SP

Sorocaba tem programação especial para celebrar o Dia da Árvore




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba elaborou uma programação especial em alusão ao Dia da Árvore, que é comemorado em todo o país no dia 21 de setembro. Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a Semana da Árvore ocorrerá na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de setembro, com doação de mudas de exemplares arbóreos, plantio, visita monitorada, entre outras atividades especiais.

De acordo com o secretário da Sema, Jessé Loures, o intuito da programação é envolver toda a comunidade e sensibilizá-la da importância da preservação das árvores e da arborização da área urbana da cidade.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

“Cada vez que plantamos uma árvore contribuímos na neutralização dos gases de efeito estufa, que são extremamente nocivos ao agravar o efeito estufa, alterando toda a dinâmica climática do planeta, afetando não apenas ao ambiente natural, mas também o construído. Além disso, a arborização funciona como um filtro natural que apresenta benefícios à população, impactando positivamente a saúde pública”, afirma o secretário.

O Dia da Árvore foi instituído pelo então presidente Castello Branco, através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

 

Programação

A programação da Semana da Árvore terá início na terça-feira (18), das 9h às 11h, quando a terceira idade do clube ecológico Roda Viva (Parque da Biquinha) e as crianças do Clubinho do Refúgio (Parque da Água Vermelha) vão participar de atividades especiais para comemorar a data.

Na quarta-feira (19), das 9h às 12h, a Sema realizará doação de mudas de árvores na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Quem passar pelo local poderá levar gratuitamente exemplares para plantar na calçada ou no quintal de sua casa e receber orientação sobre as espécies, bem como os procedimentos para fazer o plantio de forma correta.

Também na quarta-feira, das 9h às 11h, a equipe de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” levará uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) a um grupo de idosos de uma casa de repouso. Na ocasião, serão apresentadas algumas espécies que são dispersoras de sementes e, assim, contribuem com a arborização, como a arara, a anta e o macaco-aranha.

No dia 20, das 9h às 11h30, será realizada uma visita monitorada especial no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. No dia 21, às 10h30, será inaugurada oficialmente a nova sede da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, com o plantio de uma árvore no local. O espaço está funcionando desde o final do mês de agosto num imóvel localizado na rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência, uma travessa da rua Newton Prado.

Para encerrar a Semana da Árvore, no dia 22, das 8h30 às 11h30, será realizada uma oficina gratuita de aproveitamento integral dos alimentos no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.