Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

13/2/2019 - Sorocaba - SP

Sorocaba se destaca novamente na formalização de MEI no Estado




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

De acordo com o Espaço Empreendedor, a meta inicial de regularizar 70% dos Microempreendedores Individuais que atuam em Sorocaba já foi atingida!

 

Sorocaba continua sendo destaque no empreendedorismo. Prova disso, são os números registrados nesse começo de ano quando apenas em janeiro de 2019 foram registradas 888 novas formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI’s), um aumento de 10,17% em relação ao mesmo mês de 2018. Os dados são do Espaço Empreendedor (EE), ligado à Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) de Sorocaba, responsável pela formalização dos micro empreendedores.

De acordo com o Portal do Empreendedor, Sorocaba tem hoje 35.419 MEI’s, o que a coloca como a quinta no Estado de São Paulo e a segunda entre as cidades com menos de um milhão de habitantes. Em sua maioria, as empresas formalizadas na cidade são da área de prestação de serviços, com maior destaque para estética (incluindo salões de beleza), obras de alvenaria, manutenções prediais e representações comerciais.

Estes resultados positivos mostram o cenário de crescimento no número de formalizações que vem sendo registrado nos últimos dois anos na cidade. Em 2018, houve um aumento de 45,56% em relação a 2017, um salto significante de 2.239 novas formalizações, impulsionados pelo apoio que o prefeito José Crespo vem dando ao setor. “A partir do momento em que trabalhamos para que haja um maior número de formalizações, temos também uma cidade com menos desemprego, e, que, automaticamente, movimenta outros setores. É toda uma cadeia produtiva que acaba sendo beneficiada e percebemos a confiança que essas estão tendo em abrir seus próprios negócios”, disse o prefeito.

Para o secretário da Sedetter, Robson Coivo, “Sorocaba proporciona um ambiente favorável no âmbito do empreendedorismo, o que acaba atraindo ainda mais esses novos empreendedores. Temos trabalhado fortemente para movimentar, ainda mais, esse setor”, explicou o secretário.

Já o coordenador do EE, Marcos Lensk, explica que o Espaço funciona como o Poupatempo do empreendedor. “Nós oferecemos as mais diversas orientações às pessoas que estão pensando em abrir seu próprio negócio dentro da linha microempreendedorismo. Oferecemos em um único lugar a formalização, alteração de dados cadastrais, baixa, capacitação e crédito produtivo por meio do Banco do Povo Paulista, garantindo vantagens para quem trabalha por conta própria, tudo de forma simplificada e gratuita”, disse.

Vale destacar ainda que no Espaço Empreendedor é feito todo o serviço de registro municipal para os MEI’s, pois essa é a única forma do microempreendedor ter acesso à emissão de Nota Fiscal de Serviços. A inclusão desse serviço adicional aconteceu em junho de 2017 por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento e da Fazenda com o objetivo de regularizar no município 70% dos MEI’s.

Segundo Marcos Lensk, a partir dessa inclusão os resultados em termos de regularização municipal (Inscrição Municipal) surpreenderam, já que antes dependiam exclusivamente de profissionais contábeis. “Tínhamos um histórico de registros de MEI’s na prefeitura – antes de 2017 -, de apenas 30% que atuavam no município estavam regularizados. Com o Espaço Empreendedor, conseguimos um aumento de 50% no acumulado do ano de 2017.  Já em  dezembro de 2018, o salto em registros passou para 70% do total que atuam em Sorocaba, portanto, estamos atingindo o objetivo do governo municipal que é de formalizá-los”, explicou.

Lensk destaca ainda que o resultado do trabalho deve-se à união de secretarias e da equipe da Secretaria da Fazenda que atua dentro do Espaço Empreendedor de maneira exclusiva com foco nas regularizações dos MEI’s em Sorocaba.

Os interessados em obter mais informações pode se dirigir ao Espaço Empreendedor que fica à Avenida Afonso Vergueiro, 1927, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h,  e atende pelo telefone (15) 3229-2372.

 Muito Mais Por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.