A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) desmente a informação de que uma mulher estaria com o coronavírus na cidade. A informação circulou por meio de áudios de WhatsApp, nesta quarta-feira (18), onde a própria pessoa, moradora da cidade e mãe de duas crianças que estudam numa escola da rede particular, afirma ter sido diagnosticada em São Paulo e, portanto, estar doente, com o COVID-19.

Após a SES tomar ciência desse áudio que criou histeria em muitas pessoas na cidade, a equipe da Vigilância Epidemiológica (VE) entrou em contato com a mulher para entender o caso. Segundo a VE, a mulher foi mal atendida num hospital particular de Sorocaba e decidiu ir até a cidade de São Paulo para passar pelo Hospital São Luiz.

Neste hospital, a moradora de Sorocaba foi submetida a um exame chamado “painel viral” que não testa a doença coronavírus, mas sim outros vírus respiratórios. Após o seu resultado dar negativo, a paciente disse que o médico que a atendeu suspeitou de coronavírus, porém, não foi feita coleta de amostra para ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz.

Devido a essa situação, a equipe da SES agiu imediatamente e pediu para que a paciente comparecesse em uma unidade de saúde do SUS municipal para coletar a amostra e enviar ao IAL. A mulher foi classificada como suspeita do novo coronavírus, mas até o momento, a cidade não possui casos confirmados desta doença.

Até o momento, a cidade possui 62 suspeitos e 10 notificações já foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames do novo coronavírus em todo o Estado de São Paulo.