Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

21/8/2019 - Sorocaba - SP

Sorocaba ganhará a Rede de Proteção e Bem-Estar Animal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, e o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, anunciaram nesta terça-feira (20) a criação da Rede Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. A novidade foi divulgada durante a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), que reuniu mais de 40 pessoas no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

“Políticas públicas voltadas ao bem-estar dos animais são extremamente rudimentares em todo o Brasil. Aqui em Sorocaba o interesse do poder público pela causa até agora foi pequeno. A criação da ‘Rede’ será o pontapé, a nossa prioridade. Reitero meu compromisso de trabalharmos juntos nesta causa”, destacou a chefe do Poder Executivo.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, a ideia é que a “Rede” seja formada por diversos setores da sociedade com o objetivo de criar um protocolo de ações no município para garantir a proteção e o bem-estar dos animais, com a definição das responsabilidades de cada um.

Mota também destacou a importância do conselho e do trabalho conjunto do poder público e da sociedade civil para a construção de políticas públicas na cidade. “Não vamos construir nada sem dialogar com a sociedade civil, especialmente este conselho que tem um olhar diferenciado pela causa animal”, declarou. “Vamos construir essa nossa ‘Rede’, a pedido da prefeita Jaqueline, baseada num modelo de Curitiba”, comentou.

Durante a reunião, também foi realizada a eleição do CMPBEA. Como presidente foi eleita Jussara Fernandes, do Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (GAMAH); como vice-presidente, a diretora de área Márcia Ferraro Gomes; e como secretária-executiva, a chefe de Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, Josiane Gomes Tavares Lise, ambas da Secretaria do Meio Ambiente.

A presidente do conselho aproveitou a ocasião para elogiar o poder público. “Essa é uma luz no fim do túnel. É muito bom saber que temos uma prefeita e um secretario preocupados com a causa. Depositamos nossa esperança de que hoje é o inicio de um futuro melhor para os animais”, afirmou Jussara Fernandes.

O grupo também deliberou sobre a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (FUMBPEA) e sobre a alteração da lei de criação do conselho, tornando-o paritário e deliberativo. Durante a reunião também foi definido o cronograma das reuniões do conselho, que ocorrerão todas as terceiras terças-feiras do mês no Jardim Botânico.

Também participaram da reunião o vereador João Donizeti Silvestre, atual presidente da Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais da Câmara Municipal, e a vereadora Iara Bernardi, que também integra o grupo no legislativo sorocabano. O encontrou também contou com a presença das secretárias municipais Marlene Manoel da Silva Leite (Licitação e Contratos) e Roberta Gislaine Aparecida da Penha Severino Guimarães Pereira (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais).

 

Sobre o CMPBEA

Criado em 2018, o conselho é um órgão consultivo vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, com representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. O objetivo é orientar, auxiliar e aconselhar a Sema e outros órgãos com relação às políticas públicas inerentes à proteção e defesa dos animais.

O conselho possui 36 membros, entre titulares e suplentes, representantes de secretarias municipais, entidades ligadas à causa animal (Associação Protetora dos Animais, Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem, Lar São Francisco, Associação Anjos e Protetores, Instituto Cahon e Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados), Polícias Ambiental e Civil, Comissão de Proteção Animal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Uniso (Universidade de Sorocaba).

Dentre as suas competências, o CMPBEA deve colaborar na execução do Programa de Educação Ambiental, na parte que concerne à proteção de animais e seus habitats; solicitar e acompanhar as ações de órgãos da Administração Direta ou Indireta, que têm incidência no desenvolvimento dos programas de proteção e defesa dos animais;  colaborar nos planos e programas de controle das diversas zoonoses; propor a realização de campanhas; entre outras ações.

A próxima reunião do conselho ocorrerá no dia 19 de setembro, às 14h, no Jardim Botânico. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

O mercado de Aluguel de louças em São Paulo aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas em São Paulo) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.