Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/10/2019 - Sorocaba - SP

Sorocaba é citada como exemplo de boas práticas em publicação referente ao clima




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

livro1

Livro on-line contou com a participação de professores e pesquisadores de universidades paulistas, técnicos de órgãos do Estado e integrantes de ONGs

Sorocaba ganhou um capítulo na publicação “Planejando o Futuro Hoje: ODS 13, Adaptação e Mudanças Climáticas em São Paulo”, organizado pelo professor Pedro Jacobi, da Universidade de São Paulo (USP), e pelo subsecretário do Meio Ambiente Eduardo Trani, lançado no dia 20 de setembro. O município é citado como exemplo de boas práticas no capítulo “Segurança Hídrica, fator cítico para a adaptação à mudança do clima – O caso de Sorocaba”.

O livro, em formato e-book, foi lançado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), em parceria com a Equipe Brasil e Projeto LatinoAdapta, na capital paulista. A publicação aborda a temática das mudanças climáticas, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que trata de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos, e contou com a participação de professores e pesquisadores de universidades paulistas – como USP, Unicamp e FGV -, técnicos de órgãos do Estado e integrantes de ONGs.

“Uma referência de Sorocaba numa publicação organizada pelo setor acadêmico é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo. A nossa prefeita Jaqueline Coutinho assinou a carta de adesão de Sorocaba ao Programa Cidades Sustentáveis no mês de setembro, reafirmando o compromisso do município com os ODSs da ONU”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota.

O capítulo dedicado ao município de Sorocaba no livro digital cita políticas públicas implementadas pela Secretaria do Meio Ambiente nos últimos anos para o enfrentamento às consequências da mudança do clima, como a adesão ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade; a participação no projeto Urban LEDS – Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono; a realização do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) do município; a elaboração da Política Municipal sobre Mudanças Climáticas; e o compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

O e-book também cita investimentos feitos por Sorocaba em ações, como o Programa de Despoluição do rio Sorocaba, realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e a construção do Parque das Águas, que foi inaugurado em 2008 com a finalidade ser uma bacia de contenção da água da chuva, mas se transformou em um ponto de lazer de milhares de sorocabanos por sua completa infraestrutura e beleza.

A iniciativa municipal combina um trabalho de engenharia com uma solução baseada na natureza para enfrentar o desafio da drenagem urbana em área de risco de inundação. “O Saae tem compromisso com a segurança hídrica e investe em soluções para problemas como inundações e no tratamento de esgoto, buscando sempre o melhor saneamento para os sorocabanos”, enfatiza o diretor geral da autarquia, Mauri Pongitor.

“O histórico de compromissos firmado pelo município e a implementação de iniciativas como a do Parque das Águas certificam a vontade política existente para que assim seja”, cita a publicação. Os parques em áreas inundáveis implementados em Sorocaba podem servir de modelo para outras cidades, principalmente aquelas que, como as situadas no estado de São Paulo, estão sujeitas ao aumento do volume e da frequência das precipitações devido às mudanças do clima”, destaca outro trecho do capítulo.

O livro digital pode ser conferido no link: http://mediadrawer.gvces.com.br/publicacoes-2/original/planejando-o-futuro-hoje-latinoadapta-2019.pdf.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.