Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/3/2019 - Sorocaba - SP

Sistema de reconhecimento facial no transporte coletivo oferece mais segurança aos idosos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Uma nova tecnologia vai garantir mais segurança aos idosos que utilizam o transporte coletivo de Sorocaba. A Urbes – Trânsito e Transportes, implantou um novo sistema para a bilhetagem eletrônica no transporte coletivo municipal chamado de reconhecimento facial. O sistema identificará o passageiro pelo rosto e também vai valer para todos os beneficiários, além do idosos, titulares de cartões eletrônicos expedidos para estudantes e deficientes (beneficiados com redução ou gratuidade).

Para o prefeito José Crespo a medida, mais uma vez, coloca Sorocaba na vanguarda. “ Esta é uma tecnologia utilizada nos países mais desenvolvidos do mundo. Nossa preocupação maior é sempre com a segurança dos usuários”, afirma.

O reconhecimento facial é formado por equipamentos instalados nos ônibus e terminais com o armazenamento dos dados dos usuários (imagens faciais) devidamente cadastrados. A empresa permissionária do transporte coletivo realizará campanha para informar sobre a implantação do sistema com cartazes nos coletivos.

Atualmente os idosos embarcam pela porta traseira do veículo, devido a uma lei de 2012, que permite que as pessoas com idade acima de 60 anos embarquem por ela, onde também é realizado o desembarque.

O presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, ressalta que o sistema também visa a coibição de evasão da tarifa. “ Ao abrir as portas traseiras dos ônibus para o embarque de idosos, outros usuários acabam se aproveitando para embarcar sem o pagamento”, conta. A medida ainda será colocada em votação da Câmara de vereadores. A previsão é que seja em Abril.

Como funciona

Ao ingressar no ônibus e passar o cartão eletrônico, o usuário terá a validação e liberação da catraca. Ao mesmo tempo, imagens faciais suas serão captadas e processadas pelo sistema informatizado.

Se no processamento não for confirmada a similaridade entre as imagens (as feitas no ato e com as do banco de dados), ocorrerá auditoria para inspeção visual e verificação da desconformidade. Configurada alguma irregularidade, o benefício será bloqueado.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.