Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

28/8/2019 - Sorocaba - SP

Sessões de licitação da Prefeitura passam a ser transmitidas em tempo real pela internet




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

08-23-2019-coletiva-sistema-licitaces-ft-fernando-abreu-63

Com o princípio de sempre prezar pela transparência e em atendimento à Lei Municipal nº 12.007, de 29 de maio de 2019, a Prefeitura de Sorocaba disponibiliza, a partir desta quarta-feira (28), o sistema que permite a transmissão em tempo real de todas as sessões de licitação referentes à municipalidade. Os detalhes foram divulgados em uma coletiva de imprensa que aconteceu na tarde desta terça-feira (27).

O acesso às exibições pode ser feito por meio do ícone denominado “Licitação ao Vivo”, localizado na página da Secretaria de Licitações e Contratos (Selc), que tem como endereço: http://licitacoes.sorocaba.sp.gov.br/. Realizando essa conexão, a pessoa será redirecionada para um canal do Youtube gerenciado pela Prefeitura e poderá acompanhar a sessão.

Jefferson Klarosk, chefe da divisão de Infraestrutura e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, explica que, alguns minutos antes da abertura do certame, estarão disponíveis na tela as informações sobre o processo de licitação em questão. “No horário agendado, as imagens são liberadas por streaming ao vivo. A transmissão perdura durante todo o processo licitatório por meio de áudio e de vídeo em tempo real”, informa ele.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, ressalta a importância desse novo canal como forma de garantir a transparência e segurança durante todo o processo. “Todos os meios que permitam à municipalidade a garantia de transparência, segurança, confiabilidade e imparcialidade, são fundamentais para uma gestão eficaz e principalmente para que o munícipe tenha a certeza de que está sendo respeitado e as empresas participantes possam ter a garantia da idoneidade do processo”, ressalta a chefe do Executivo.

“Assim que ocorre o término, a equipe de profissionais encerra a transmissão. O vídeo é compilado e imediatamente disponibilizado no canal do Youtube para consultas posteriores”, completa Klarosk. As gravações ficarão hospedadas nessa plataforma por tempo indeterminado e poderão ser acessadas pelos cidadãos a qualquer momento.

A secretária de Licitações e Contratos (Selc), Marlene Manoel da Silva Leite, esclarece que o processo de licitação continua o mesmo, só que a partir de agora será exibido simultaneamente às sessões e disponibilizado posteriormente para consulta. “Os processos licitatórios sempre foram abertos ao público em geral, mas as transmissões ao vivo trarão mais segurança e credibilidade aos participantes, aos realizadores, à municipalidade e às pessoas que podem acompanhar em tempo real de qualquer lugar”, destaca a secretária Marlene.

Para Cláudia Patrício Pereira, diretora de área da Selc, as transmissões das sessões aumentam a transparência e contribuem para que não haja nenhuma dúvida sobre o processo licitatório. “As gravações serão armazenadas em um DVD/CD que ficará anexo ao processo do qual faz parte. Qualquer pessoa pode ter acesso a esse material. Basta vir até o balcão da Selc, no primeiro andar, preencher um formulário de vistas e consultar os documentos.”

A transmissão e a disponibilização das sessões terá uma atuação conjunta de três pastas, conforme explica Jefferson Klarosk. “A Secretaria de Planejamento (Seplan) atuará no segmento de tecnologia da informação, e será responsável por todo o suporte e funcionamento do sistema. A Secretaria de Licitações (Selc) ficará a cargo da operação do sistema, como ligar, desligar e inserir as informações de cada processo licitatório. A Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) será responsável pela apresentação visual, bem como a divulgação”, complementa ele.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.