Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

11/3/2011 - Sorocaba - SP

Sessão solene apóia Campanha da Fraternidade




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba 

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na última sexta feira (4) sessão solene em apoio à Campanha da Fraternidade, promovida anualmente pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) durante o período litúrgico da Quaresma. O evento foi organizado por iniciativa do vereador Helio Godoy (PTB), que considera imprescindível o apoio do poder público e a participação da comunidade na campanha, que, neste ano, tem como tema “A Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Segundo o vereador, a sessão solene foi uma oportunidade para reflexão acerca do comportamento humano em relação ao meio ambiente. “Hoje, o desenvolvimento econômico e social tem de estar integrado à preservação do meio ambiente, e a religião, que tem um importante papel social e ético, tem muito a contribuir com essa tomada de consciência”, sustenta Godoy, que integra o movimento leigo da Igreja Católica.

A sessão solene contou com a participação do arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, da coordenadora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Sorocaba, Anice Souza de Almeida, do Padre Manoel Cesar de Camargo Junior, Diácono Cojak e coordenadores da Campanha da Fraternidade de várias Paróquias de Sorocaba, entre outras autoridades religiosas e leigos.

Dom Eduardo Benes destacou o tema da campanha — “A Terra geme em dores de parto” — lançada oficialmente na quarta-feira (9) na Missa das Cinzas na Catedral Metropolitana de Sorocaba e em todas as paróquias da Arquidiocese. “Devemos aproveitar esta Quaresma para uma tomada de consciência acerca da preservação do planeta, que é nossa grande casa, pois somos todos irmãos e devemos preservar esta criação do Pai”, afirmou Dom Eduardo Benes.

O Diácono Cojak, coordenador das pastorais sociais da Arquidiocese destacou o trabalho das cooperativas iniciado em campanhas da CNBB em anos anteriores, quando o enfoque principal foi emprego e pobreza. “Ouvimos o chamado e iniciamos um trabalho com as cooperativas de catadores que, depois de 10 anos, realizam um grande trabalho com a coleta seletiva de lixo, gerando emprego e renda para dezenas de famílias, trabalho este que tem que ser ampliado em Sorocaba”, disse.

O vereador Helio Godoy, autor da sessão solene, destacou a importância não só tomada de consciência por parte das pessoas e da comunidade, mas também sobre a necessidade de conscientização e preservação do meio ambiente por parte do poder público. No seu entender, o poder público deve estar à frente de ações que permitam a melhoria da qualidade de vida da população, por meio de medidas como uso racional da água, tratamento de esgoto, preservação das nascentes e, principalmente, coleta e destinação adequada do lixo urbano, que absorve volumosos recursos do orçamento todos os anos.

Em Sorocaba, a coleta e destinação do lixo custará à população mais de 100 milhões de reais, sendo que a coleta seletiva representa apenas 3% do lixo produzido na cidade”, afirma Godoy. “Cabe a nós, do poder público, encontrarmos soluções para este que é uns dos grandes problemas das cidades e que, agora, é um dos destaques da Campanha da Fraternidade de 2011”, concluiu.

O vereador Helio Godoy estará, nos próximos dias, organizando uma comissão na Câmara Municipal com representantes do Legislativo, Executivo e da comunidade, com objetivo de discutir e propor projetos e soluções como ampliação da coleta seletiva na cidade bem como o uso de novas tecnologias que permitam um melhor aproveitamento dos materiais recicláveis e a recuperação e manutenção do aterro sanitário.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.