Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/11/2017 - Sorocaba - SP

SES participou do XII Congresso Brasileiro de Estomaterapia




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

ses-congresso

Visando à necessidade de aliar experiências clínicas e resultados de pesquisas científicas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), participou do XII Congresso Brasileiro de Estomaterapia, realizado em Belo Horizonte (MG), nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro. A enfermeira responsável pelo Ambulatório de Feridas e Pé Diabético, Uiara Kaizer, representou a secretaria no evento, através da apresentação de trabalho científico na modalidade oral. A organização responsável pelo congresso foi a Sobest (Associação Brasileira de Estomaterapia).

Especialista em estomaterapia pela Unicamp (Universidade de Campinas) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da mesma instituição, a enfermeira Uiara Kaizer trabalha no Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Sorocaba desde 2008. A profissional explica que a participação no congresso visa a necessidade de aperfeiçoamento e atualização contínua do trabalho exercido na rede pública municipal de saúde. “Temos uma equipe multiprofissional no município que exerce diariamente a atividade profissional aos pacientes com feridas no ambulatório”, conta a profissional.

Sempre se dedicando na pesquisa e trabalho de feridas na área de enfermagem, Uiara relata que o congresso é realizado a cada dois anos e que participa desde 2012. Com o trabalho “Adaptação Transcultural do Resvech 2.0: Instrumento Para Avaliação de Feridas”, a enfermeira foi selecionada para apresentar a pesquisa dentro do congresso. O trabalho tem o objetivo de trazer para o Brasil um instrumento que ajuda a avaliar os pacientes com feridas.

O instrumento Resvech 2.0 (Resultados Esperados da Avaliação da Cicatrização de Feridas Crônicas) foi construído para avaliar o processo de cicatrização de feridas crônicas (úlceras de membros inferiores e lesão por pressão). Uiara também explica que o instrumento enriquece a atuação dos profissionais da saúde, principalmente do enfermeiro, a fim de nortear o profissional no âmbito dos cuidados prestados aos pacientes com feridas crônicas. A ideia é que o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Sorocaba possa contar com essa ferramenta em breve, já que o processo está em fase de validação.

Pouco conhecida, a estomaterapia é uma especialidade da prática do enfermeiro, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

 

Sobre a Sobest

A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), em nível nacional, e do World Council of Enterestomal Therapists (WCET) – an association of nurses (WCET), em nível internacional. Foi a primeira associação científica a vincular-se à Aben.

 

Ambulatório de Feridas e Pé Diabético

A SES conta com o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético, situado na estrutura predial da Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf”, que oferece atendimentos para pacientes com problemas nos pés, como feridas, calos, ressecamento, deformidades, lesões crônicas nas pernas (úlcera por pressão e deiscência cirúrgica), além de vários problemas causados por pacientes diabéticos. Os atendimentos são realizados desde 2005 e oferece assistência multiprofissional especializada aos pacientes SUS.

A equipe multiprofissional do Ambulatório é composta por uma coordenadora enfermeira e profissionais das áreas de estomaterapia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, enfermagem assistencial, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, assistência social, fisioterapia, nutrição, podologia e dermatologia.

Os atendimentos no Ambulatório de Feridas e Pé Diabético são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com os pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.