Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018

7/1/2011 - Sorocaba - SP

Serviços de roçagem e tapaburaco são ampliados




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Em razão dos altos índices de chuva e temperatura registrados nos últimos meses, a Prefeitura de Sorocaba ampliou o número de equipes responsáveis pelos serviços de tapaburaco e pela roçagem e limpeza de canteiros centrais, praças e espaços públicas no início deste ano.

Durante o verão, o setor de manutenção de áreas verdes conta com 22 equipes, entre funcionários de empresas terceirizadas, reeducandos e egressos do sistema penitenciário, enquanto as equipes de manutenção asfáltica foram ampliadas de três para cinco, para atender aos aumentos de demanda neste período.

O clima neste período do ano favorece o crescimento da vegetação, aumentando a demanda pela manutenção das áreas verdes. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) responde pela manutenção de aproximadamente mil áreas públicas, entre praças, parques, áreas de lazer, próprios municipais, canteiros centrais de avenidas, calçadas e terrenos sem construções, o que corresponde a uma área de aproximadamente 30 milhões de metros quadrados de vegetação removida durante um ano.

O diretor de Serviços Urbanos da Seobe, afirma que para melhor atender às necessidades de serviços de roçagem, a Prefeitura firmou em 2010 um contrato para atender exclusivamente a manutenção de próprios municipais, por exemplo, escolas, centros de saúde e centros esportivos. “Os setores de roçagem e tapaburaco no verão. Então, neste período, temos aumentado o efetivo de pessoal para estes serviços para compensar esta demanda em razão do clima”, ressalta.

Atualmente, o setor de manutenção de áreas verdes conta com 22 equipes: dez de empresas terceirizadas; oito de reeducandos da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro; e quatro de integrantes da Cooperativa de Egressos, Reeducandos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso), responsáveis pelos parques municipais.

       
Tapaburaco


Os altos índices de chuva também levaram à Prefeitura a ampliar as ações de tapaburaco em ruas e avenidas da cidade, com a manutenção de cinco equipes em atividade, ao invés de três de rotina. As contratações visam manter as intervenções em caráter emergencial neste período, considerando as impossibilidades técnicas provocadas pelas chuvas.

O longo período e o elevado volume de chuvas são os principais responsáveis por uma maior degradação do asfalto e, consequentemente, pelo aumento de demanda de manutenção. As condições meteorológicas adversas deste período também impedem, muitas vezes, a execução imediata dos serviços que necessita de pelo menos 48 horas sem chuva para a água acumulada no interior dos buracos possa secar.

Em média, a Seobe utiliza diariamente nos serviços de tapaburaco cerca de  44 toneladas de massa asfáltica, o que corresponde a aproximadamente 560 metros quadrados de área de tapaburacos – o que corresponde a uma média de 1.000 buracos por dia.

A técnica utilizada consiste no isolamento da área ao redor do buraco, com aplicação de uma camada fina de “piche”, que servirá de base para a colocação da massa asfáltica com brita. A programação de tapaburaco prioriza vias com tráfego mais intenso e que servem de itinerário de ônibus. O cronograma é estabelecido por meio de vistorias técnicas e solicitações de moradores.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.