Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

20/11/2019 - Sorocaba - SP

Serviço de Atenção Domiciliar será ampliado em Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

201911-19creditosecom-alexandre-lombardi-visita-sad-4

Popularmente conhecido como “Acamados”, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria da Saúde (SES) será ampliado em Sorocaba. A informação foi confirmada pela prefeita Jaqueline Coutinho, após visitar a sede do programa na tarde desta terça-feira (19). Atualmente, o SAD atende 700 pacientes acamados.

Segundo a prefeita, para que o serviço amplie o número de pacientes e tenha melhores condições de assistência, será necessária a mudança da sede para uma estrutura predial maior e também a locação de mais veículos para o atendimento. “A intenção é que essa ampliação ocorra ainda este ano”, ressalta a prefeita.

A visita também contou com a presença do secretário da Saúde, Ademir Watanabe, que destacou que neste ano o SAD completa 20 anos em Sorocaba. “Fui um dos pioneiros na implantação desse serviço, ainda quando era chamado de “Médico da Família”. Ele foi, por muito tempo, referência em atendimento de qualidade para outras cidades”, conta o secretário.

Para a coordenadora do SAD, Elizangela Leôncio, a visita da prefeita foi muito importante para ela entender a importância do serviço e as necessidades de melhorias. “Mesmo diante de tantas dificuldades, nossos profissionais realizam um trabalho louvável aos acamados do SUS. Com a futura ampliação, vamos sem dúvidas melhorar ainda mais nossa assistência”, destaca.

Serviço

O foco principal de atendimento são as pessoas com pós-internação (até 15 dias de alta), pacientes que realizaram instalação de novos dispositivos (sondas e traqueostomia), AVC recente (derrame cerebral), pacientes oncológicos e indivíduos em recuperação pós-cirúrgica. O acesso ao serviço é feito por meio do telefone 156 ou via Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e hospitais. Isso, desde que o paciente não resida em áreas que são atendidas por um outro programa, o de Estratégia em Saúde da Família (ESF).

Conforme a necessidade de cada caso, o paciente recebe visita do médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo. As equipes realizam visitas das 7h às 22h.

A sede do SAD está localizada na Avenida Moreira César, 398 (antigo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA), onde são realizados atendimentos aos cuidadores dos doentes. Entre outros, é oferecido suporte com serviço social, psicólogo, dispensação de insumos (como materiais para curativos, por exemplo) e documentos (receitas/atestados).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.