Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

9/4/2018 - Sorocaba - SP

Segundo Prefeitura, faltam 700 profissionais na Saúde e 500 na Educação de Sorocaba




da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba 

A vereadora Iara Bernardi (PT) e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, Salatiel Hergesel, se reuniram com o secretário de Recursos Humanos, Osmar Thibes, na última terça-feira (03), para discutir, dentre outras coisas, o preenchimento dos cargos vagos, em especial nas áreas de saúde e educação. Outro tema abordado foi a reposição inflacionária de 6,29% nos salários dos servidores.

De acordo com dados apresentados por técnicos da pasta de recursos humanos, a área de saúde não tem reposição de funcionários há cinco anos, déficit agravado com a ampliação da rede com a criação do CAPs AD3, a Unidade de Saúde do Jd. São Guilherme e Carandá. Ao todo, segundo os técnicos, são 700 funcionários não repostos, com cerca de 10 aposentadorias por mês. De acordo com eles, sem o programa Mais Médicos, do Governo Federal, esse quadro estaria ainda mais grave.

Já na Sedu, o déficit é de cerca de 400 auxiliares de educação e de 100 professores PEB I. “Em resposta a requerimento de minha autoria, a prefeitura afirma que encontram-se vagos, ainda, 35 cargos de diretor de escola, 14 de vice-diretor, 20 de orientador pedagógico”, detalha Iara. De acordo com ela, cerca de 3,5 mil crianças estão sem professores fixos, serviço que está sendo prestado por professores eventuais, que ficam apenas 15 dias em sala, por força de regulamentação.

“O déficit de profissionais da educação é um desastre, um crime contra as crianças, que precisam de um vínculo maior com seus professores. Os ex-secretários de Educação e Saúde deixaram recentemente seus cargos por não conseguirem chamar novos servidores”, disse a vereadora, na sessão ordinária desta quinta-feira (05), quando se referiu à reunião com Thibes, na qual ela cobrou o chamamento urgente de novos servidores, já aprovados em concurso público vigente.

Servidores – Ainda sobre a reunião entre a vereadora, o sindicato e o secretário de RH, foi pactuado entre o SSPMS e a SERH que deverá haver um trabalho amplo para a melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos, para diminuir a carga de esforço e stress a fim de diminuir os impactos com faltas. Também será estudado um plano de incentivos. Salatiel também defendeu a retirada do Projeto de Lei 288/2017, que altera as férias dos servidores.

Além disso, Salatiel apresentou a Thibes elementos de um estudo do sindicato sobre a nota 97 do Tesouro Nacional. Segundo ele, o estudo comprova que o aporte ao déficit da aposentadoria da FUNSERV pela Prefeitura, não pode entrar no cálculo do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, diferente do declarado pelo prefeito José Crespo (DEM).

(Assessoria de imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.