Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/3/2018 - Sorocaba - SP

Secretários participam de audiência sobre revitalização do Centro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

dsc9860

O plano de revitalização do Centro Comercial de Sorocaba foi discutido em audiência pública no plenário da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (28). O debate contou com a presença dos Secretários Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos) e Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras). Foram apresentados os planejamentos estratégicos com os estudos e projetos das obras viárias, transportes urbanos, parque e calçadas, que contemplam esta revitalização. Um planejamento que vai melhorar a qualidade de vida, o urbanismo e o setor social.

De acordo com o secretário Fioravante, Sorocaba já passou por diversas revoluções, sendo  importantíssimo para população ter o centro da cidade com uma cara nova. A recuperação das áreas deverá ser realizada em fases e prevê o uso do solo integrado com a mobilidade urbana; recuperação das calçadas e promoção da acessibilidade; gestão de estacionamento e plano de vias integrais.

Um dos desafios é aumentar o uso coletivo e não individual, para isso estão previstas a implantação do trem metropolitano do VLT e BRT que buscam melhorar a mobilidade urbana, não apenas no Centro. Também está prevista a construção de um parque multimodal e de um grande parque expandindo a praça Frei Baraúna.“Está na hora de buscarmos os exemplos que deram certo no mundo e trazer para Sorocaba”, disse Fioravante, destacando que o Executivo vem desenvolvendo o plano em parceria com o Ministério das Cidades.

Para Fabio Pilão, secretário de Obras, o projeto vai além disso, trazendo mais vida ao centro de Sorocaba. “A preocupação que temos, é não deixar nossa cidade parada, não é o que queremos, não é o que a nossa população quer.  Projetamos todas estas mudanças para colocar em prática o quanto antes”, ressaltou Pilão, que também falou sobre o trabalho paralelo a esse plano de ações de manutenção e recuperação da região central, que é o retorno dos contêineres aos bairros da cidade, incluindo o centro. Até o mês de abril a cidade estará inteiramente conteinerizada.

O vereador Hudson Pessini (MDB), responsável pela iniciativa da audiência, defende o debate sobre o referido plano para alinhar ações na busca de soluções para alguns problemas como o tráfico de drogas, a prostituição, entre outros, além disso, as melhorias podem alavancar a economia “o nosso Centro já abrigou 30 mil empregos e hoje são 11 mil vagas, precisamos resgatar isso,os novos empregos e mais oportunidades para o povo sorocabano.” ressaltou ele.

Também fizeram parte da bancada os vereadores José Francisco Martinez (PSDB) e Luís Santos (PROS), além do presidentes do Sindicato do Comércio Varejista de Sorocaba, Fernando Soranz, o presidente  da Associação Comercial de Sorocaba, José Alberto Cépil, o diretor do Instituto Defenda Sorocaba, Carlos Azevedo Marcassa.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.