Sábado, 27 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/10/2018 - Sorocaba - SP

Secretaria de Segurança de Sorocaba lança Plano de Contingência




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria da Segurança e Defesa Civil (Sesdec) da Prefeitura de Sorocaba divulgou o Plano de Contingência de Defesa Civil – PLANCON para deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos do município. O Plano estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências nos desastres.

A operação caracterizada no Plano de Contingência busca agregar o conjunto de ações e manobras de todas as espécies, executados por forças públicas, entidades privadas, entidades não governamentais e voluntários civis em determinada região com propósito de proteger e salvar vidas.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, “o Plano de Contingência é importante para que tenhamos um protocolo de ações entre órgãos e secretarias no caso de uma eventual emergência ou calamidade em nossa cidade. Assim, o plano faz com que se otimize recursos nesses eventos, com a finalidade precípua de auxiliar as pessoas que estão em situação de risco naquele momento”, explica.

O PLANCON foi elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil de Sorocaba, que assumiram o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida, bem como realizar as ações para a criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho das atividades e responsabilidades previstas no Plano.

Desenvolvido a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres, o Plano levou, ainda, em consideração alguns pressupostos para o planejamento, que são premissas adotadas para o Plano e consideradas importantes para sua compreensão e utilização.

Sorocaba é sede da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), composta por 26 municípios que somam aproximadamente 2,06 milhões de habitantes. A cidade tem uma área de 450,38 km² é a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo na região sul paulista, com uma população de 659.871 habitantes, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 1º de julho de 2017, sendo, portanto, uma capital regional.

Ainda de acordo com o PLANCON, a capacidade de resposta dos órgãos de emergência não sofre alterações significativas nos períodos noturnos, de feriados e de final de semana, enquanto os demais órgãos dependerão de um plano de chamada para sua mobilização nos períodos fora do horário comercial.

O tempo de mobilização de todos os órgãos envolvidos neste Plano é de no máximo duas horas, independente do dia da semana e do horário do acionamento. A mobilização dos órgãos estaduais de emergência ocorrerá em duas horas após ser autorizada.

O acesso às áreas de risco ou atingidas por desastres naturais será restrito ou interrompido após avaliação por equipe técnica da Defesa Civil, conforme à vulnerabilidade apresentada na área e indícios que apontem probabilidades de ocorrências.

A disponibilidade inicial de recursos financeiros será de R$ 50 mil a partir de 48 horas, contadas da decretação da situação de emergência ou estado de calamidade pública.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.