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1/7/2019 - Sorocaba - SP

Secid apresenta ‘A Marca na Rosa’ em Simpósio Social




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

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Resultado de um dos projetos desenvolvidos no “Selo Social”, programa articulado no município pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), o “I Simpósio Social de Sorocaba” promoveu projetos sociais desenvolvidos na cidade e oportunidades de parcerias entre Poder Público, empresas e entidades não governamentais nesta sexta-feira (28), no auditório do Sorocaba Park Hotel, no Jardim Saira. No espaço do evento destinado a exposições, a Secid apresentou o projeto “A Marca na Rosa”, de prevenção e combate aos relacionamentos abusivos e a violência contra a mulher.

Na abertura dos trabalhos, a secretária da Secid, Suélei Gonçalves, destacou o Simpósio como uma oportunidade de reunir diferentes iniciativas sociais que impactam positivamente na vida de muitas famílias sorocabanas. “É gratificante ver ideias planejadas no Selo Social serem colocadas em prática por meio da união de forças entres os diferentes setores da sociedade”, ressaltou. A primeira palestra foi proferida pelo gerente administrativo do Serviço de Obras Sociais (SOS) e professor universitário Vanderlei da Silva, sobre o tema “A importância do terceiro setor para o marketing positivo empresarial”.

As instituições organizadoras do Simpósio apresentaram os projetos sociais que desenvolvem: Unimed Sorocaba; Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação Integra Deficientes Auditivos de Sorocaba (Integra Surdos); Associação Ajuda às Vítimas de Queimaduras (Aviq); Associação Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região (Afissore); Associação de Socorro Imediato a Pessoa com Câncer (Asipeca) e Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba (Sedu). No encerramento, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, proferiu a palestra “Benefícios da Responsabilidade Social”.

O Selo Social é mantido pelo Instituto Abaçaí, sob articulação no município pela Secid, o programa visa mobilizar organizações do Poder Público, entidades civis, empresas e entidades não governamentais para viabilizar o desenvolvimento de projetos sociais em diferentes cidades brasileiras. O ciclo 2019 da iniciativa, o quinto consecutivo em Sorocaba, envolve 70 instituições públicas e privadas, responsáveis por projetos sociais nas áreas de meio ambiente, educação, inclusão, saúde, cultura, economia e urbanização.

Já o projeto “A Marca na Rosa” é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Secid e, entre os meses de março e junho, visitou 28 escolas públicas de Sorocaba e promoveu rodas de conversa com 1.768 alunos do Ensino Médio na busca por uma conscientização sobre relacionamentos abusivos. A meta é chegar a 60 escolas até o final de 2019, localizadas em regiões que apresentam maior incidência de ocorrências de violência contra a mulher. O projeto desenvolveu outras ações desde novembro de 2018, como a capitação de professores da rede pública, debates em Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e uma exposição fotográfica itinerante, que já passou pelo Palácio dos Tropeiros, Biblioteca Municipal, Fundec, escolas e shoppings.

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