Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/7/2019 - Sorocaba - SP

Saúde realiza mais de 300 testes rápidos em combate às hepatites B e C




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Ação aconteceu no Poupatempo das 9h às 13h em alusão à Campanha Julho Amarelo

As pessoas que passaram pelo Poupatempo na manhã deste sábado (13) tiveram a oportunidade de realizar o teste rápido para diagnosticar as hepatites B e C. A ação foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) das 9h às 13h e teve como missão conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais. O evento em alusão à Campanha Julho Amarelo atingiu um total de 344 testes e um caso de hepatite C foi diagnosticado através do trabalho intensificado das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

De acordo com a SES, o foco dessa ação é oferecer testagem às pessoas que não conseguem comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e CTA de segunda a sexta-feira. Por isso a escolha do sábado. Além disso, o Poupatempo é um local onde circula muita gente e de fácil acesso. Outra ação está prevista para o dia 27 de julho.

Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar os casos de hepatites B e C. O paciente positivo para hepatite C desta ação foi imediatamente agendado para iniciar seus tratamentos no CTA/SAME, situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Para o aposentado de 66 anos, Elias Polaco, a iniciativa da prefeitura foi muito importante e promoveu um atendimento de muita qualidade. “Eu vim acompanhar minha filha no Poupatempo e fui abordado por um colaborador desta ação para realizar o teste rápido. Me explicaram que a minha idade tem maior vulnerabilidade para a hepatite C. Não pensei duas vezes e fiz meu exame”, conta o aposentado.

Já o jovem de 21 anos e funcionário do Poupatempo, Guilherme Arantes, destacou a importância como essa na promoção da saúde e prevenção de doenças. “Eu sou estudante de fisioterapia e sei a importância desta ação em prol da população sobre as hepatites”, pontua.

Segundo a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o enfoque da campanha neste ano é ofertar o exame da Hepatite C para as pessoas que ainda não tinham se testado, especialmente aos homens maiores de 40 anos. “A intenção é levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano. Somente no Estado de São Paulo temos mais de 150 mil pessoas com hepatite C crônica que não sabem que têm”, explica Helena.

A secretária da Saúde, Kely Schettini, destaca a quantidade de ações realizadas em prol da população em Sorocaba. “Estamos cada vez mais intensificando ações para a população. Desde mutirão de ultrassons até como esse importante trabalho realizado pelo CTA em combate às hepatites virais”, explica.

A doença

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos, independentemente do grau de lesão do fígado.

No ano de 2018, Sorocaba registrou 173 novos casos da hepatite B e 38 da C em pessoas que moram na cidade.

Prevenção

A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer. Em crianças, a vacina da hepatite B é dada em quatro doses: ao nascer, 2,4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses a depender da situação da vacina. É importante que todos que ainda não se vacinaram tomem as três doses da vacina.

Muito mais por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.