Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/10/2017 - Sorocaba - SP

Saúde Mental promove capacitação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

jm01

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Coordenação de Saúde Mental e Unidade Psiquiatra da Santa Casa, realizou no sábado (21), uma capacitação sobre transtornos psiquiátricos na gestação. A ação foi destinada a profissionais da rede pública de saúde de Sorocaba, das áreas de enfermagem, medicina e equipes multiprofissionais. O evento aconteceu no salão de vidro da Prefeitura de Sorocaba.

A palestrante convidada foi a psiquiatra Eliza Maria Tamashiro, mestre em Ciências Médicas na área da Saúde Mental pela FCM-Unicamp e supervisora de médicos residentes em psiquiatria e alunos de graduação em medicina na Unidade de Emergência Referenciada do HC-UNICAMP. Tamashiro também é a psiquiatra responsável pelo ambulatório de Saúde Mental na gravidez do CAISM/Unicamp.

A palestra abordou temas como, depressão na gravidez, depressão pós parto, ansiedade e esquizofrenia em gestantes, uso de tabaco, álcool e drogas na gestação. Tamashiro explicou sobre as consequências do uso de drogas, álcool e antidepressivos durante a gravidez. “Nem todos profissionais alertam ou dão importância sobre o consumo do álcool na gravidez. O álcool pode gerar má formação do feto”, explica a psiquiatra.

Eliza também detalhou que o uso de antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivante durante a gestação e pós parto pode ser prejudicial para a amamentação. As substâncias e diagnósticos são passados ao bebê, sempre avaliando risco benefício.

Durante as orientações foi destacado a importância da abordagem com as gestantes. A psiquiatra destacou três itens para uma ação bem sucedida: escutar, compreender e ter empatia.
“Foi de grande valia a capacitação. Primeiramente para a integração dos profissionais, desvendar os mitos e tabus sobre o atendimento à gestantes com transtornos psiquiátricos , sempre ressaltando o olhar como um todo desde a concepção e o desenvolvimento após nascimento”, destacou a coordenadora de saúde mental, Fernanda Biudes.

O evento que aconteceu através de parceria com a Unidade de Psiquiatria da Santa Casa, teve a presença da coordenadora da enfermaria de saúde mental da Santa Casa, Eglinara Morton.

Ao final da capacitação foi aberto espaço para que os participantes tirassem dúvidas com a médica psiquiatra.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.