Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/8/2018 - Sorocaba - SP

Saae-Sorocaba dobra capacidade para limpar bocas de lobo




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

bocalobo-3

O Saae-Sorocaba acaba de ampliar a capacidade de limpeza de bocas de lobo em toda a cidade e a manutenção do sistema de drenagem: desde julho o trabalho começou a ser realizado em cerca de mil bocas de lobo a cada novo mês, enquanto a média mensal até agora era de 500. Para isso, a autarquia contratou uma empresa terceirizada, além de manter a equipe própria que já realizava a limpeza. O serviço terceirizado é executado com caminhão equipado com hidro vácuo, que faz a sucção do material acumulado no interior da boca de lobo. “O Saae-Sorocaba colabora com a qualidade de vida da nossa população ao investir em serviços de drenagem que reduzem os alagamentos nos períodos de chuva”, explica o prefeito José Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, enfatiza que apesar da autarquia fazer a sua parte, a manutenção das bocas de lobo desobstruídas depende muito mais do comportamento da população. “O lixo, como papéis, embalagens e outros sólidos nunca podem ser descartados nas ruas ou em terrenos baldios. Em obras ou construções, não pode se permitir que terra, areia ou pedras, por exemplo, sejam levados pela água da chuva, porque esse material entope as bocas de lobo”, declara Ronald Pereira da Silva. Resume que de nada adianta uma boca de lobo ser limpa neste instante, se na próxima chuva a enxurrada levar mais lixo para entupir.

O diretor Operacional de Esgoto do Saae-Sorocaba, Rodolfo Barboza, também é responsável pela drenagem. Segundo Barboza, enquanto os profissionais da autarquia continuam fazendo a importante limpeza manual das bocas de lobo com o uso de ferramentas, a equipe da empresa terceirizada executa com um equipamento de sucção acoplado em caminhão, para retirar o material acumulado no interior das bocas de lobo e da tubulação de drenagem. “Com o uso desses equipamentos o trabalho rende ainda mais”, observa o diretor Operacional de Esgoto.

O chefe do Departamento de Drenagem do Saae-Sorocaba, Nilton Neres, conta que muitas embalagens, pedaços de madeira, assim como terra e areia são os principais sólidos responsáveis pelos entupimentos. “Até mesmo réplica de algemas nós já tiramos de boca de lobo”, declarou. As imagens que ilustram esse texto exibem como estavam na segunda-feira (20), algumas das bocas de lobo na avenida Adão Pereira de Camargo, no Jardim Nova Esperança.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.