Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

20/11/2019 - Sorocaba - SP

Saae segue recuperando área no Júlio de Mesquita




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com frentes de trabalho que incluem compactação de solo, movimentação de terra, intervenções de proteção aos taludes e recomposição e ampliação do sistema de lançamento de águas pluviais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está completando dois meses de trabalho na área verde que sofreu movimentação de terra e grande erosão num trecho de 120 metros junto à rua João Batista Machado, no bairro Júlio de Mesquita Filho, Zona Oeste da cidade.

O local, de acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Pongitor, é um fundo de vale atravessado por um afluente do córrego Itanguá, e apresenta um solo com característica arenosa e consequentemente instável.

“É uma intervenção bastante complexa, pois exige a movimentação de trabalhadores da autarquia, máquinas e caminhões pesados, num terreno que se encontra instável, e que portanto necessita do emprego de cautela junto com a observância das técnicas específicas para esse tipo de trabalho. Temos recomendação expressa da prefeita Jaqueline Coutinho para executar um trabalho consistente, e assim estamos procedendo, pois se trata de uma área verde e que envolve a segurança de famílias que residem no seu entorno”, enfatiza Mauri.

Num primeiro momento, de forma emergencial, as equipes de trabalho da autarquia e da Prefeitura se concentraram na estabilização do solo junto à via afetada, para afastar o risco da erosão atingir os imóveis existentes, e desta forma apenas duas famílias precisaram ser removidas.

Passado o momento crítico, as equipes do Departamento de Drenagem da autarquia deram início às intervenções visando à recuperação e estabilização da área atingida como um todo.

Grandes pedras para proteção

Numa primeira etapa, na parte baixa do vale, junto ao córrego, foi utilizada a técnica de enrocamento, que consiste na proteção, com grandes pedras, dos pontos do talude que apresentavam sinais de desestabilização.

Atualmente, a autarquia trabalha na reconstrução dos lançamentos de águas de chuva que deságuam na área verde e convergem para o córrego, além da recomposição dos taludes.

Essa recomposição do sistema de lançamento de águas pluviais no local tem duas frentes de trabalho no momento: um trecho com extensão de 45 metros, com a utilização de tubos de concreto de 1,50 metro de diâmetro, e outra linha com 60 metros de extensão e tubos de 800 milímetros de diâmetro.

Degraus

A próxima etapa das intervenções vai ocorrer na parte alta do vale, a partir do nível da rua atingida, quando então será utilizada uma outra técnica, denominada berma, que consiste em dar forma de escada ao talude, formando degraus em sua estrutura, para que as águas de chuvas percam velocidade e diminuam o impacto sobre o terreno e para que a pressão sobre o talude também seja menor, protegendo-o de novos desmoronamentos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.