Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/1/2020 - Sorocaba - SP

Saae concluiu travessia de adutora em avenida




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Embora a previsão inicial fosse a de que a execução do trabalho ocorreria em dois finais de semana, as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba envolvidas na intervenção conseguiram concluir no último domingo (26) a travessia da nova adutora de água bruta da Zona Oeste pelas pistas nos sentidos centro-bairro e bairro-centro da avenida Dr. Armando Pannunzio.

“Esse trabalho da autarquia exigiu um planejamento bastante amplo, pois reunia diversos fatores e detalhes técnicos, além da responsabilidade, pois envolveu uma das principais vias de ligação e interligação da cidade, e desta forma não poderia ocorrer falhas. Desta forma, conseguimos executar as intervenções necessárias dentro do que foi traçado e graças à dedicação e comprometimento dos servidores da autarquia, conseguimos concluir a operação com sucesso”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, engenheiro Mauri Gião Pongitor.

Com o apoio dos agentes da Urbes – Trânsito e Transportes, que interditaram as pistas da Armando Pannunzio nas proximidades do cruzamento com a avenida Santa Cruz e orientaram o trânsito, a autarquia deu início às intervenções às 8h, com o recorte do pavimento asfáltico e a abertura das valas, e concluiu às 17h o assentamento dos seis tubos de 800 milímetros de diâmetro necessários para a travessia, numa extensão de aproximadamente 50 metros.

Na sequência, foi executado o reaterramento e a compactação de solo e a recomposição do asfalto, com conclusão às 21h40, quando as pistas foram novamente liberadas ao tráfego de veículos.

As intervenções realizadas exigiram que as valas abertas para o assentamento dos grandes tubos tivessem em média 3,50 metros de profundidade, devido às interferências subterrâneas existentes, incluindo dutos de água e de gás e cabos de telefonia existentes naquele ponto. Desta forma, o trabalho de escavação teve que ser realizado sempre precedido de sondagens, para que não houvesse danos à infraestrutura instalada.

Com diversas frentes de trabalho e equipes divididas de acordo com a natureza da intervenção a ser realizada, tais como recorte de pavimento, sondagem de solo, escavação, assentamento e montagem dos tubos, reaterramento, compactação e recomposição do pavimento asfáltico, o trabalho envolveu aproximadamente trinta funcionários da autarquia, sob a coordenação de suas respectivas chefias, além de máquinas retroescavadeiras, caminhões basculantes e munck (guindaste), rolos compactadores e equipamentos diversos de apoio.

Últimos metros

A nova adutora de água tratada que vem sendo implantada tem como objetivo ampliar o abastecimento de toda a Zona Oeste da cidade. São 1.751 metros de extensão, dos quais 1.401 já foram finalizados, restando portanto apenas 350 metros, que correspondem ao trecho logo após a travessia da avenida Dr. Armando Pannunzio, descendo a alameda Itália até chegar à rua Inglaterra, onde os tubos já estão instalados.

O traçado da nova linha de adução parte da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado e segue pelas ruas Celidônio do Monte, Frei Paulo Maria e Ernesto de Souza Pinto, no Jardim Magnólia; rua Inglaterra e alameda Itália, no Jardim Europa; e avenida Santa Cruz, no Jardim Vera Cruz.

Na conclusão da obra, que vem sendo executada com funcionários, caminhões, máquinas e equipamentos próprios da autarquia, serão realizadas as interligações nas duas extremidades: dentro da ETA Cerrado e na avenida Santa Cruz, próximo ao cruzamento com a rua Serafina Milego Latorre. O investimento é de R$ 2,3 milhões.

Interdição

Embora a travessia dos tubos tenha sido concluída na avenida Dr. Armando Pannunzio, no cruzamento com a alameda Itália está sendo implantada uma caixa de registro em concreto, exigindo a interdição do local ao tráfego de veículos.

Desta forma, o condutor que sobe a alameda Itália só está podendo convergir à direita na Armando Pannunzio, pista bairro-centro, não podendo cruzar a avenida e acessar a Santa Cruz e nem entrar à esquerda na Armando Pannunzio para acessar a pista sentido centro-bairro. A previsão da autarquia é de que a caixa de registro esteja concluída até a quarta-feira (29).

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.