Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/3/2018 - Sorocaba - SP

Qualidade da água do rio Sorocaba é nitidamente percebida em descida de barcos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

dsc9236

Em evento comemorativo ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba, na manhã deste sábado (24), mais de 50 pessoas participaram da Descida do Rio Sorocaba. Durante quase 1h30, todas seguiram por dentro do rio, em barcos, canoas, botes e stand ups. Cercadas pelas duas margens mais altas, a ventilação que corria a superfície do leito trazia o odor de natureza, na maior parte do trajeto. Em nada se assemelhava ao passado de poluição daquele mesmo curso da água. O prefeito José Crespo foi um dos que participaram do tradicional evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

As embarcações partiram às 9h da rua da antiga usina a diesel da Cianê (antiga Usina Cultural), na altura do Corpo de Bombeiros da avenida Dom Aguirre e às 10h30 chegaram ao seu destino, na margem da Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1, no final da avenida XV de Agosto, no Jardim Leocádia. O prefeito José Crespo ressaltou que um rio limpo cortando a cidade, com natureza exuberante, é muito mais valioso do que todo o investimento que se faz necessário para construir pontes. Desta vez também participaram representantes da Prefeitura de Votorantim e de Laranjal Paulista.

O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, destacou o trabalho para a preservação da natureza, incluindo aí o rio Sorocaba. Agradeceu à equipe da educação ambiental. O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva, falou que a partir de 2020 a água do rio Sorocaba começa a ser tratada e distribuída para a população. Acrescentou que, com a conclusão da ampliação já iniciada da Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE S1), ela alcançará a capacidade para garantir o tratamento do esgoto em volume estimado para ser gerado em 2030.

Também participaram do evento o secretário da Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Carlos Siqueira Franchim e o vereador Wanderley Diogo, representando toda a Câmara Municipal. O secretário de Meio Ambiente de Votorantim, Wilson Prestes Miramontes, também ressaltou a qualidade do rio e falou sobre o tratamento de esgoto em Votorantim e do trabalho realizado pela vizinha cidade na despoluição, contribuindo para a qualidade da água que passa pelo rio em Sorocaba.

Na chegada à ETE S1, todos foram recepcionados por uma equipe do Saae que ofereceu uma mesa de frutas e água aos participantes. O Corpo de Bombeiros apoiou o evento com uma embarcação no rio e viatura de prontidão na ETE S1.

Sobre o rio Sorocaba

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.