Terça-Feira, 7 de Maio de 2024

Mais lidas da semana

23/5/2018 - Sorocaba - SP

Projeto substitutivo define elaboração de nova planta genérica de valores ainda em 2018




da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba 

Um projeto substitutivo apresentado pelo vereador Péricles Régis (MDB), que entrará em discussão em breve no plenário da Câmara, prevê a revogação da lei da Planta Genérica de Valores do Município e a elaboração de uma nova planta ainda em 2018. A PGV é usada como base de cálculo para a cobrança de impostos como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis). A revogação da planta pretende corrigir distorções que geraram reclamações da população de várias regiões da cidade após a última revisão, realizada em setembro de 2017.

Com a revisão do ano passado, situações de aumento abusivo do valor venal dos imóveis de alguns bairros geraram manifestações da população. Em alguns bairros, o valor venal dos imóveis chegou a triplicar, inviabilizando por exemplo transações de compra e venda em razão do aumento súbito do valor do ITBI para estas regiões. Para tentar resolver o problema, a Mesa Diretora da Câmara apresentou um projeto que revoga a planta vigente. O substitutivo apresentado pelo vereador Péricles acrescenta, no entanto, o artigo 2º, que prevê a revisão da planta genérica sempre no segundo ano de cada mandato do Executivo, a começar já em 2018.

“A revisão aprovada há alguns meses gerou distorções absurdas porque demorou muito a ser feita. Sorocaba ficou mais de 10 anos sem revisar a planta e quanto revisou tudo de uma só vez, causou essas correções absurdas. Pelo artigo que eu propus, todo prefeito ou prefeita de Sorocaba fica obrigado a revisar a planta uma vez a cada governo, sempre no segundo ano do mandato”, explica o vereador. Péricles afirma que em governos anteriores a revisão da planta era adiada, possivelmente com fins eleitoreiros. “Os governos adiavam essas revisões para jogar o problema para seus sucessores, já que uma revisão da planta poderia ser vista como algo impopular. Somente garantindo essa revisão periódica, no entanto, podemos garantir que não haja grande defasagem entre o valor da planta e o real valor de mercado do imóvel”, complementa.

(Assessoria de imprensa – vereador Péricles Régis – MDB)



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.