Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

7/2/2011 - Sorocaba - SP

Projeto de Lei que visa controle sócioeconômico de gestantes entra em discussão




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

O Projeto de Lei de autoria do vereador Izídio de Brito Correia (PT) que institui normas para subsidiar medidas públicas nas áreas de saúde pública, social e educacional deve ser discutido na sessão desta terça-feira, 08.

O projeto cria regras para o atendimento de gestantes do município que, através do preenchimento completo da nova ficha obstétrica, proposta pelo petista, devem informar sua atividade profissional (formal ou informal) e renda familiar, se há necessidade de vaga em creche pública e sobre a necessidade, ou não, de acolhimento por centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Ainda no documento, o parlamentar solicita a obrigatoriedade do preenchimento completo do formulário com os dados da gestante nas unidades de saúde públicas ou privadas, onde vier a ser acolhida. Posteriormente, os dados serão enviados às secretarias municipais de Cidadania, Educação e Planejamento e Gestão.

Para o vereador, a alteração na ficha obstétrica permitirá uma definição do perfil sócioeconômico das gestantes, fato que, segundo ele, não acontece até então. "Nossa proposta visa enriquecer e subsidiar projetos públicos à medida que cada secretaria passe a receber as informações do formulário", explica.

A ideia do projeto surgiu da atual situação de déficit educacional de vagas em creches na cidade. "A Prefeitura não sabe o número de crianças que precisam de vagas. Nem sequer o Censo Educacional, prometido para o mês de março do ano passado pela Secretária de Educação, Maria Terezinha Del Cístia, foi realizado, ou, pelo menos, divulgado", critica.

"Através dessa medida, que consideramos simples, o município poderá não só obter esse número, mas também realizar todo um planejamento e definir prioridades", afirma Izídio de Brito. O projeto de lei recebeu parecer de inconstitucionalidade por vício de iniciativa, que será discutido pelo vereador petista.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.