Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

6/8/2018 - Sorocaba - SP

Programas habitacionais beneficiam mais de 5 mil famílias em menos de dois anos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Residencial Altos do Ipanema, por exemplo, é formado por 11 condomínios, cada um contando de 7 a 15 blocos de apartamentos e cada bloco reunindo de 170 a 208 apartamentos

“Fiquei anos sonhando com essa escritura. Agora eu posso dizer que sou a dona do meu imóvel. Fico muito grata ao prefeito por ter permitido que esse documento fosse passado pra gente.” A afirmação é da dona de casa Lenir Faria dos Santos, que mora há vinte anos no Jardim Baronesa (na região do aeroporto de Sorocaba) ao receber, no dia 25 de junho deste ano, o título de posse de seu imóvel. Ela é integrante de uma das cerca de 800 famílias beneficiadas, ao longo desta atual administração, com escrituras em vários bairros de Sorocaba, que moram há décadas no mesmo imóvel, mas nunca haviam obtido o documento de posse definitiva. “Estou feliz, pois sai da casa da minha filha mais velha e vim aqui com meu pequeno, viver numa casa linda e novinha. É muito bom, obrigada Deus, obrigado ao prefeito e governantes”, disse, por sua vez, Rose Emília, uma das cerca de duas mil famílias também beneficiadas com apartamentos Residencial Altos do Ipanema, entregues em dezembro no ano passado. Sorocaba chega aos seus 364 anos, celebrados no próximo dia 15 de agosto, como uma cidade na qual, cada vez mais, promove a justiça social e que todas suas ações buscam o bem-estar da comunidade. E, os programas voltados à moradia popular e regularização fundiária fazem parte dessas ações implementadas e intensificadas pela atual administração pública.

A Regularização Fundiária é a garantia à propriedade, onde o cidadão passa a ter endereço, identidade, além de contribuir com o aumento da arrecadação do município por meio de tributos imobiliários, que, após a transmissão os dados do titular do imóvel, será lançado no cadastro da Prefeitura. No dia 25 de junho deste ano, por exemplo, em uma cerimônia presidida pelo prefeito José Crespo e cercada de emoção, 285 famílias das Zonas Norte e Oeste de Sorocaba receberam, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), as escrituras de seus imóveis, dentro do Programa de Interesse Social Casa Legal da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba (Sehab). O documento é o registro do imóvel lavrado em cartório, o que garante a posse definitiva de propriedade e passa, agora, a fazer parte do cadastro municipal.

Foram beneficiados moradores dos Núcleos Habitacionais Nova Esperança II e III (85), Baronesa I (42), Parque Vitória Régia III (14), Jardim São Marcos (27), Retiro São João (4), Jardim Ipiranga (1) e Júlio de Mesquita Filho (112), bairros que já contam com infraestrutura urbana com redes de água, esgoto, energia elétrica, transporte público, coleta de lixo, além de estarem equipados com serviços básicos de saúde e escolas no entorno.

As escrituras foram a fase final de um trabalho que demandou visitas aos locais e levantamentos de dados de todas as famílias e imóveis, coordenado pelo secretário da Sehab, Fábio Camargo e uma equipe de 22 servidores.

Mais moradias

Ainda dentro dos programas habitacionais, mais de duas mil famílias foram beneficiadas, no dia 20 de dezembro do ano passado, com a entrega do Residencial Altos do Ipanema, que integravam o Programa Minha Casa Minha Vida, realizado por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). O Residencial Altos do Ipanema é formado por 11 condomínios, cada um contando de 7 a 15 blocos de apartamentos e cada bloco reunindo de 170 a 208 apartamentos.

Outro empreendimento que beneficiou 2.560 famílias que aguardavam pela casa própria foi o Residencial Carandá. O local, conta com unidade básica de saúde, além da maior escola pública da rede municipal, denominada “Renice Seraphim”, abrigando mais de 1.700 crianças e que cuja estrutura da unidade é referência arquitetônica por utilizar um modelo canadense que utiliza painéis estruturados de encaixe e PVC Concreto. Responsabilidade da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), que recebeu a missão deste projeto há um ano e entregou a obra em tempo recorde: sete meses e meio.

“Eu como servidor público de carreira, hoje Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, vivendo isso tudo é muito gratificante. Ver que você ajudou tantas pessoas realizarem o sonho da casa própria é, sem dúvida, a melhor recompensa do trabalho realizado”, destaca Fábio Camargo, secretário da pasta de Habitação e Regularização Fundiária.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.