Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

10/2/2020 - Sorocaba - SP

Programação de férias do zoo de Sorocaba atinge mais de 3 mil pessoas no mês de janeiro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ofereceu uma programação especial de férias voltada a pessoas de todas as idades no mês de janeiro. No total, 3.264 pessoas tiveram a oportunidade de participar das atividades de Educação Ambiental, ampliando o conhecimento sobre o zoológico e sobre o importante trabalho desenvolvido pela sua equipe técnica visando a conservação das espécies de animais.

A programação foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e contava com a visita ao Museu de Zoologia, visita guiada para conhecer os animais idosos, visita monitorada aos bastidores do zoológico e o curso de férias “Animazoo Adolescente”.

O zoo sorocabano é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer, o parque vem desempenhando ao longo desses anos um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O Museu de Zoologia abriu suas portas e 1.028 pessoas de todas as idades puderam conhecer o seu rico acervo, com cerca de 1 mil peças, entre animais taxidermizados, crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, bicos etc. Além de conhecer mais sobre a técnica da taxidermia, o público pode ver de perto algumas peças bastante curiosas ou raras, como, por exemplo, o enorme crânio de hipopótamo, o pequeno tamanduaí taxidermizado (que é a menor espécie de tamanduá existente) e a famosa barata gigante (que na verdade é um crustáceo).

A visita guiada para conhecer os animais idosos do zoo contou com a participação de 1.775 pessoas, que puderam conhecer mais sobre o macaco mandril, o jacaré-açu, os elefantes e os hipopótamos. O objetivo foi de aproximá-los do zoológico, mostrar o tratamento dado a esses animais e mostrar às pessoas que os animais silvestres também envelhecem, sensibilizando para a conservação da natureza.

Outra atração foi a visita guiada aos bastidores, na qual 417 pessoas puderam conhecer o Setor de Nutrição (responsável por elaborar e garantir que os animais recebem uma alimentação balanceada e de acordo com as necessidades de cada espécie) e o Setor de Biologia e Veterinária (responsável por garantir a saúde e o bem-estar dos animais).

Já o curso de férias “Animazoo Adolescente” foi realizado de 28 de janeiro a 1º de fevereiro para 44 adolescentes, com idade entre 12 e 16 anos, com uma programação com brincadeiras, oficinas, bate-papo, entre outras atividades especiais.

O objetivo foi de apresentar os animais da campanha da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – Azab (anta, tamanduá, mico-leão-dourado, lobo-guará, papagaio e o cavalo-marinho) e o importante papel que o zoológico de Sorocaba e outros zoos desempenham em prol da conservação não apenas dos animais, mas da natureza como um todo.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.5454.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.