Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019

11/2/2019 - Sorocaba - SP

Programa Recupera Sorocaba: integração em prol da população




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Uma força-tarefa entre várias secretarias, com diversas equipes trabalhando juntas para empreender melhorias em todos os bairros da cidade. Esse é o objetivo do programa “Recupera Sorocaba”, lançado no dia 21 de agosto deste ano, pelo prefeito José Crespo. Iniciativa da Secretaria de Comunicação e Eventos, o programa consiste em formar grupos de trabalho com profissionais de diferentes pastas para realizar serviços de tapa-buraco, limpeza e desobstrução de sarjetas, pintura, sinalização, iluminação, roçagem e poda de árvores, conservação, criação de espaços públicos de convivência e outras ações simultâneas, de acordo com as necessidades de cada região.

Em apenas cinco meses, o programa já beneficiou 17 bairros das zonas Sul, Norte, Oeste e Centro de Sorocaba. Os primeiros bairros a receberem o programa foram os Jardins Sandra e Emília, ambos na Zona Sul. Nos locais, cujas melhorias foram entregues no dia 1º de setembro do ano passado, foram realizadas diversas ações de melhorias, entre as quais, a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por  exemplo fez a capinagem de calçadas, roçagem de canteiros e praça, podas de árvores e plantio de 10 ipês no local. A Urbes – Trânsito e Transportes e Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade cuidou da organização do trânsito na região, manutenção nas placas verticais, na sinalização de solo e nos pontos de ônibus. Além da instalação de um abrigo novo na praça do trabalhador, dois abrigos recuperados e limpos e sete postes de madeira substituídos por postes de ferro com placa de ponto de ônibus.

A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) realizou a operação tapa-buraco, revitalização de uma quadra poliesportiva, com pintura, sinalização e demarcação do solo, tabela de basquete colocada, revitalização das traves do gol, também foi feita a capinação, e houve manutenção na iluminação pública.

Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizou a limpeza e pintura de 131 bocas de lobos e galerias pluviais no entorno da região. A Secretaria de Saneamento (Sesan) fez a varrição e limpeza de vias públicas e logradouros, além da reposição de novos contêineres de 1mil litros cada e limpeza de outros.

De plantio de mudas à academia ao ar livre…

Já a segunda edição do programa beneficiou os bairros Wanel Ville (1 ao 5), além do Parque Esmeralda e Vitória Ville. Nesses locais, a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) fez os serviços de roçagem em áreas públicas e praças, além de podas de árvores. Foram plantadas 45 mudas de árvores na Praça “Antonia dos Reis de Oliveira”. O local ganhou mudas de ipê-branco, ipê-roxo, pau-brasil, cabreúva, entre outras espécies nativas. Além disso, foram doadas 150 mudas de 03 espécies: grumixama, ipê roxo e ameixa amarela.

A Urbes – Trânsito e Transportes e Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade realizou a manutenção de todas as lombadas, faixas de pedestres e faixas elevadas do bairro, além de recuperação da sinalização em 8 ruas e 2 avenidas. Um novo semáforo foi implantado na avenida Paulo Emanuel com a rua Antônio Bravo Plaça. Ao todo, foram realizados 5 mil m² de sinalização de solo, além da instalação de 50 novas placas de sinalização. Também foram feitas trocas dos postes que indicam parada de ônibus e troca do abrigo de ônibus de madeira. A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) – A praça Antonia dos Reis Oliveira ganhou uma academia ao ar livre com vários equipamentos esportivos. Foram realizadas operação tapa-buracos, retirada de entulho em área pública, a aplicação de fresado e patrolamento em estradas de terra do Vitória Ville.

Também foram realizadas capinação em calçadas públicas, manutenção na iluminação pública e do campinho da Praça ao lado do cemitério Santo Antônio. A Secretaria de Saneamento (Sesan) – Serviços de varrição das principais vias e limpezas dos canteiros e praças. Também foram recolhidos resíduos volumosos de algumas áreas. No primeiro semestre deste ano, a Sesan já havia disponibilizado ao bairro cerca de 250 contêineres de 1 mil litros cada, otimizando a coleta, facilitando para os moradores a deposição do lixo doméstico, tornando o bairro mais limpo.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou a limpeza e lavagem preventiva de aproximadamente 18 quilômetros de redes coletoras, o que vai evitar entupimentos e vazamentos de esgoto. Também a construção de 660 metros de nova rede coletora para atender três loteamentos: Vita Bela, Vila Bela e Felicitá. Também foi realizado a limpeza e desentupimento e pintura de aproximadamente 500 bocas de lobo, o que garante fluidez da água da chuva, evitando alagamento e empoçamento nas vias.

A 3ª edição do programa Recupera Sorocaba, que leva o trabalho de revitalização aos bairros de Sorocaba, foi realizada no último 24 de novembro. Desta vez, os bairros contemplados foram o Jardim Brasilândia, a Vila Gomes e a Vila Fiori, onde fica o tradicional Mercado Distrital, que também foi revitalizado recebendo várias melhorais. Não só o mato tomou conta dos arredores do Mercado, bem como a infraestrutura do prédio que não oferecia segurança aos comerciantes e aos clientes do local. O trabalho incluiu a troca de piso, pintura nova e reformas dos banheiros que estavam impossibilitados de serem usados por sua precariedade. Foi implantada, inclusive, uma academia ao ar livre no estacionamento do Mercado.

Já a quarta edição do Recupera levou as ações para a região central da cidade, por onde circulam mais de 90 mil pessoas diariamente e residem mais de 10 mil pessoas, além de milhares de estabelecimentos comerciais. Dentre os serviços desta edição, a Serpo realizou a troca dos pisos danificados, especialmente da Praça Coronel Fernando Prestes, a capinação das vias e as operações de tapa-buraco em várias ruas do centro de Sorocaba. A Sema, por sua vez, realizou a poda dos coqueiros existentes ao redor do Mercado Municipal entre outros serviços de manutenção. O Saae-Sorocaba, que também participou desde a primeira edição do Recupera Sorocaba, fez a limpeza e pintura das bocas de lobo, além da limpeza preventiva das redes coletoras de esgoto. Enquanto isso, a Urbes revitalizou a sinalização das vias e placas indicativas.

Muito mais por Sorocaba!

Fases do trabalho das secretarias e dos alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens)

 

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/galeria/acoes-recupera-sorocaba-sao-bento-i-e-ii/



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.