Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

13/3/2019 - Sorocaba - SP

Programa Bolsa Família registra aumento no acompanhamento de saúde em Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

No ano de 2018, o acompanhamento da condicionalidade de saúde do PBF (Programa Bolsa Família) atingiu 56,2% das famílias beneficiadas no município. O resultado, que corresponde a 9.036 famílias, representa um total de 15.245 pessoas, foi o melhor resultado já registrado no município.
Para a Divisão de Vigilância Socioasssitencial da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), os números mostram que o município está conseguindo acompanhar – cada vez mais -, famílias e, assim, oferecer mais acesso à saúde das famílias de baixa renda.
“Quando a família procura o posto de saúde para fazer o acompanhamento das condicionalidades, ela acaba acessando não apenas os serviços de vacinação, acompanhamento nutricional ou de pré-natal, mas também outros serviços de saúde direcionados a outros membros da família. Então, você amplia o acesso da saúde não só para os beneficiários que estão sendo acompanhados, mas para toda a família”, explicou Clodoaldo Barboza de Jesus, chefe da Seção de Gerenciamento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Sias.

Condicionalidades

O acompanhamento de saúde faz parte das condicionalidades do PBF (Programa Bolsa Família), e consiste nos compromissos assumidos pelos beneficiários do programa e pelo poder público para a superação da pobreza. Os recém-nascidos e as crianças de até 7 anos devem ser pesadas, medidas e ter o calendário de vacinação atualizado. Mulheres entre 14 e 44 anos que estejam grávidas ou não também devem fazer o acompanhamento de saúde e o pré-natal.

Essa melhora se deve as ações adotadas em conjunto entre as Secretárias de Igualdade e Assistência Social e Secretaria de Saúde com a implantação de contra referência da pesagem e aferição das medidas antropométricas para as famílias; Fortalecimento do Cadastro Único no Território; Reuniões junto ao CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social); Decreto 23.960 de 13 de agosto de 2018, com a Criação do Comitê Intergestor do Programa Bolsa Família; Reuniões de Sensibilização com as equipes de Saúde para priorizar o atendimento às famílias do Programa Bolsa família; Ampliação da cobertura das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza do Município e matérias de chamamento e conscientização da população por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos.
A meta da Sias é de alcançar e superar a média nacional do acompanhamento, que é de 75,55% e a média estadual que é de 73,94% o que traz um cenário favorável de garantias de direitos ao acesso dos serviços de assistência e saúde prestados no município.

Muito Mais Por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.