Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019

3/2/2011 - Sorocaba - SP

Professor pede que Câmara investigue número elevado de mortes em manicômios




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

O professor Marco Garcia , em nome do Conselho Regional de Psicologia, utilizou a Tribuna Popular da Câmara no início da sessão desta quinta-feira, 3, para pedir o apoio da Câmara na investigação do número elevado de mortes nas unidades manicomiais de Sorocaba e região apontados por estudo do Flamas (Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba).

Coordenador da pesquisa, Garcia, apresentou alguns números da pesquisa como uma morte a cada três dias nos hospitais da região e uma em cada cinco dias e meio em Sorocaba, além da idade média dos pacientes mortos – 49 anos. Segundo o professor, chama a atenção dos psicólogos a causa das mortes, muitas por motivos evitáveis.

Os vereadores se dispuseram a discutir o problema. Izídio de Brito Correia (PT) lembrou que a primeira audiência do seu mandato, repetida em 2010, foi para debater o tema. O vereador sugeriu a abertura de uma comissão para aprofundar a discussão, levando em consideração os dados da pesquisa. 

O professor falou também sobre a lei da reforma psiquiátrica, que propõe a transferência dos leitos para os hospitais gerais ou Caps (Centros de Atenção Psicossocial). “No manicômio o paciente é estigmatizado; o hospital segreda e ajuda a aumentar o preconceito”, disse. 

José Crespo (DEM) afirmou que o assunto é complexo destacando a falta de recursos públicos e o preço alto do tratamento. “As famílias não têm condições de ficarem com essas pessoas em casa. Não é só fechando vagas que vamos resolver o problema, é preciso investimento do Governo”, disse.

O presidente Marinho Marte colocou o Legislativo a disposição do conselho de psicologia e afirmou que o instrumento legal da Câmara é a abertura de uma Comissão Especial para apurar as denúncias. Os vereadores Carlos Cezar (PSC) e Luis Santos (PMN) também se pronunciaram.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

O mercado de Aluguel de louças em São Paulo aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas em São Paulo) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.