Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

31/1/2011 - Sorocaba - SP

Presidente da Câmara quer amplo debate sobre convênio entre Prefeitura e PM




Para o presidente do Legislativo, vereador Marinho Marte (PPS), não se deve perder de vista a valorização da Guarda Municipal.

O convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar para reforçar o policiamento em Sorocaba, a exemplo do que já acontece na capital do Estado, é motivo de preocupação para o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS). “A segurança pública, por sua própria natureza, é muito complexa, e uma medida dessa magnitude precisa ser debatida com profundidade. Essa proposta terá que passar por uma ampla discussão e a Câmara Municipal é o fórum legítimo para isso”, afirma.

Para Marinho Marte, o Estado está sendo negligente com a carreira dos policiais militares. “É o governo estadual e não as prefeituras quem deve arcar com a melhoria dos salários dos policiais”, afirma. “E essa melhoria tem de ser real e não de forma paliativa, através da oficialização do ‘bico’, que tira dos policiais o seu merecido momento de descanso, contribuindo para aumentar o estresse da profissão”, acrescenta, enfatizando que “o investimento da Prefeitura em segurança pública deve ser feito na Guarda Municipal”.

Debate necessário — Marinho Marte observa, ainda, que, como Sorocaba poderá ser a primeira cidade do interior do Estado a celebrar convênio com a Polícia Militar, o papel do Legislativo no exame da medida se torna ainda mais relevante. “Assim como São Paulo está sendo vista como modelo do convênio para todo o Estado, Sorocaba servirá de referência para os demais municípios do interior, o que aumenta a necessidade de debatermos a questão com toda a sociedade”, enfatiza o presidente da Casa.

Para Marinho Marte, um dos pontos inegociáveis na questão é o fortalecimento da Guarda Municipal. “Hoje, o papel dos municípios na segurança pública se torna cada vez mais relevante e os nossos guardas municipais precisam ser valorizados, com uma remuneração digna e oportunidades de qualificação profissional”, enfatiza o presidente da Casa, ressaltando que a Guarda Municipal, que completou 23 anos em 2010, “já se tornou uma instituição reconhecida por todos os sorocabanos”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.