Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

16/9/2019 - Sorocaba - SP

Prefeitura e Câmara de Sorocaba participarão da ‘Hora Verde’




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nesta sexta-feira (20), das 9h às 10h, será realizada a “Hora Verde”, com plantio de árvores simultâneos na cidade. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e a Câmara Municipal vão participar da ação no jardim da Câmara Municipal, próximo ao estacionamento. O espaço ganhará 31 exemplares arbóreos, que serão plantados por autoridades municipais e funcionários públicos.

A “Hora Verde” está sendo organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, e faz parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). A atividade ocorrerá também em outros 10 municípios da região.

Inspirada pela “Hora do Planeta”, que incentiva os habitantes a apagarem as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, alertando para as questões ambientais globais, a “Hora Verde” incentiva o plantio em vários locais da cidade durante esses 60 minutos para difundir a importância da arborização para a qualidade ambiental e da população.

Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar da ação nos seguintes espaços: Parque da Biodiversidade, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque da Biquinha, Parque Natural do Ouro Fino, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

Outras duas áreas públicas disponíveis serão o Parque Yves Ota, localizado na rua Aristides de Carvalho, no Jardim Iguatemi, próximo à Academia ao Ar Livre, onde serão plantadas 50 cerejeiras; e na rua Flor do Carvalho, na altura do nº 860, ao lado da E.M. “Oswaldo de Oliveira”, no bairro do Éden, que ganhará em torno de 100 mudas.

Plantio intermunicipal

A ação em conjunto com outros municípios foi proposta no contexto da Cooperação Técnica firmada entre Sorocaba e outras 13 cidades da região para tratar da agenda ambiental. A “Hora Verde” já acontece em Tatuí anualmente e a cada edição tem uma maior adesão da população. Em 2019, além de Tatuí e Sorocaba, vão participar as cidades de Iperó, Porto Feliz, Itu, Ibiúna, Mairinque, Cerquilho, Boituva, Piedade e Salto de Pirapora.

2015-10-09-arborizaco-urbanaplantio-de-mudas-em-aparecidinha-ft-zaqueu-proenca-054-7

Faça a sua ação e nos comunique

Empresas, comércios, escolas, universidades, ONGs, associações de bairro ou outros grupos também podem plantar árvores no local que têm disponível nesta sexta-feira, das 9h às 10h, e participar da “Hora Verde”. A Secretaria do Meio Ambiente solicita apenas que os grupos se cadastrem até esta quarta-feira (18) no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/, informando o local do plantio, quantas árvores e quantas pessoas vão participar da ação em prol do meio ambiente.

Os plantios podem ter diferentes finalidades, como plantio em calçada, no quintal, em parques, empresas, prédios públicos, áreas verdes e recomposição de mata ciliar, com o intuito de abranger todos os benefícios que uma árvore é capaz de promover junto à população, como a proteção das águas, cobertura vegetal, controle de erosão, conforto térmico e de insolação, promoção da saúde, paisagismo, melhoria de espaço público e abrigo da biodiversidade.

Importante informar que esse cadastro será apenas para contabilizar o impacto da iniciativa na cidade. A ideia é que todos os participantes realizem o plantio no horário estipulado e divulgue nas redes sociais uma foto com as hashtags #HoraVerde #Sorocaba, além do número de mudas plantadas e o número de participantes.

A Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza de forma permanente mudas de árvores no viveiro do Parque “Chico Mendes”, que funciona de terça-feira a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às 15h, e está localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Cada cidadão pode retirar até 10 exemplares por mês. Mais informações sobre a doação de mudas podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228.1256.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.