Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017

19/10/2017 - Sorocaba - SP

Prefeitura define eventos do Outubro Rosa






Uma série de atividades está sendo organizada pela Prefeitura de Sorocaba para lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Sorocaba, o lançamento do Outubro Rosa, como é conhecido o movimento mundial, está marcado para o dia 17 de outubro com um evento cultural no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”. Porém, os eventos serão realizados desde o primeiro dia de outubro.

Durante o mês todo, o Parque das Águas, o Largo do Rosário e o Paço Municipal estarão iluminados com a cor rosa, pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp), numa ação que busca lembrar a população sobre a importância da campanha.

Dia 17

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) está à frente das atrações culturais e sociais ligadas ao Outubro Rosa. No dia 17, a partir das 19h, o evento no Teatro Municipal vai mesclar arte e conscientização. O público vai conferir apresentações de danças das academias da cidade, numa parceria com a Associação Sorocaba Pró-Dança (ASPD), intercaladas com vídeos produzidos pelo Serviço de Comunicação da Prefeitura (Secom), que trazem depoimentos de mulheres que venceram o câncer de mama e informações importantes sobre prevenção.

Também será veiculado videodocumentário da empresária Cristiana Castrucci que, depois de diagnosticada com câncer de mama em 2011, sofreu as nuances de humor e crises de identidade, características de quem passa por um tratamento de cura. Ainda passou por cirurgia para retirada de parte do seio. Ela é fundadora da ONG Be Pink – Sem Fronteiras contra o Câncer Feminino e autora do livro “Você me viu por aí? A Busca da identidade depois do câncer”.

O evento no Teatro Municipal será gratuito e os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência. Já no saguão, o público poderá conferir a exposição de imagens do fotógrafo Edeson Souza, do Grupo Imagem, com retratos de mulheres e homens que venceram a batalha contra o câncer, bem como de apoiadores da campanha.

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, entidade que auxilia mulheres no tratamento pós-cirúrgico de Câncer de Mama para recuperação física, psicológica e social, também estará com sua equipe no saguão do Teatro, distribuindo folhetos informativos e laços cor-de-rosa. Haverá ainda atuação da ONG Be Pink. No mesmo dia, às 9h e às 15h, haverá danças circulares e movitation (meditação em movimento) na Biblioteca Municipal, para o público em geral.

Outras ações

        No térreo do Paço Municipal, de 18 a 24 de outubro, estará montada a exposição “Rosas de Outubro”, da fotógrafa Claudia Silva. A mostra ainda percorrerá outros espaços da cidade, como as lojas Harley Davidson e Scaranza, a sede da OAB, Delegacia da Mulher, Unimed, e os shoppings Cidade e Panorâmico.

No dia 22, das 14h às 18h, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer estará no Shopping Cidade distribuindo folhetos informativos e laços cor-de-rosa. Do dia 25, às 14h, a ONG Be Pink realizará, em parceria com a Associação de Socorro Imediato às Pessoas com Câncer (Asipeca), o Dia da Tatuagem, com o profissional Diego Angi, que trabalha com a reconstrução de bicos de mama e sobrancelhas para mulheres em tratamento. Também haverá distribuição de perucas e toucas, e workshop de amarração de lenços, tudo na Asipeca, localizada na Rua Bernardino Albiero, 375, Parque das Laranjeiras.

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), promove no dia 30 de outubro, a partir das 7h30, a 2ª edição da Pink Run, com corrida e caminhada no Parque das Águas. A expectativa é que mais de 3 mil pessoas participem.

Saúde

Ao longo de outubro, a Secretaria da Saúde (SES), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), também prepara uma programação especial nos postos de saúde.

Entre as atividades da Regional Oeste de Saúde, em 21 de outubro, estão previstas ações da UBS Nova Esperança, de manhã e à tarde, nas saídas das escolas do bairro. A intenção será conscientizar os estudantes sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Também naquela região, no dia 17, funcionários da UBS Wannel Ville vão deixar a unidade toda enfeitada de rosa e promover orientações sobre o assunto, às 9h.

Pela Regional Norte de Saúde, a UBS Maria do Carmo terá, no dia 17, exposição de desenhos feitos por atendidos, a partir das 10h. Em seguida, uma palestra sobre câncer de mama com participação da equipe de Saúde Mental do município. A UBS Laranjeiras fecha suas atividades alusivas no dia 21, às 14h, com um teatro promovido pela Asipeca.

Já na Regional Leste, a UBS Aparecidinha programa, para o dia 20, às 14h, uma palestra sobre climatério. Em 19 de outubro, na UBS Haro, todos os profissionais da unidade estarão com fitas de cetim rosa (broches). Além disso, nos dois períodos, funcionárias que tiveram câncer de mama vão dar depoimentos.

Ônibus Rosa

O Ônibus Rosa continua oferecendo gratuitamente, em outubro, exames de mama, testes de gravidez, planejamento familiar, além de encaminhamentos para mamografias e exames laboratoriais, sempre das 7h30 às 12h30. “Mas a mulher não pode lembrar desse assunto só em outubro e esquecer durante o restante do ano. É preciso fazer exames preventivos ao menos uma vez por ano e autoexame a cada mês”, reforça a coordenadora dos eventos de Saúde da Mulher e do Homem da SES, Viviane Villas Boas.

Na primeira semana do mês, o veículo permanecerá estacionado na Policlínica Municipal (Avenida Roberto Simonsen, 987, Santa Rosália) do dia 3 ao dia 5. Em 6 e 7 de outubro, ficará no estacionamento da loja Harley Davidson (Avenida Dom Aguirre, 2.121).

Na semana seguinte, nos dias 10, 11, 13 e 14, é o hipermercado Carrefour Sônia Maria (Avenida Ipanema, 201) quem recebe o ônibus. Excepcionalmente, no dia 15, sábado, o veículo segue até o CEU das Artes (Rua Washington Pensa, s/n, Laranjeiras), onde fica das 10h às 14h.

Em 17 de outubro, será a vez do ônibus se deslocar até o Paço Municipal. Nos outros dias da semana (18, 19, 20 e 21) estará no Atacadista Roldão (Avenida Ipanema, 3.865). A programação do mês se encerra com o veículo estacionado no Shopping Cidade (Avenida Itavuvu, 3.373) do dia 24 ao 27.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email
Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.