Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

13/3/2019 - Sorocaba - SP

Prefeitura cria roteiro e amplia contato de pessoas com deficiência visual com a natureza




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

roteirobemtevi-7

A Prefeitura de Sorocaba lançou um roteiro que amplia o contato de pessoas com deficiência visual com a natureza. Trata-se de visitas auxiliadas por monitores e com o uso do aplicativo Bem-Te-Ouvi. A primeira experiência foi proporcionada a jovens há duas semanas e nesta sexta-feira (15) será a vez de um grupo de idosos com perda parcial ou total da visão experimentarem as mesmas sensações. O prefeito José Crespo ressalta a importância do projeto elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com associações organizadas e universidade pública. “Tudo ocorre em meio à natureza, no Parque da Água Vermelha, por trilhas educativas equipadas com piso tátil, jardim sensorial, playground, aquário, ponte sobre lago, anfiteatro, quiosques e comunicação visual em braille”, explica o prefeito.   

O objetivo do Roteiro Bem-Te-Ouvi é o de também permitir às pessoas com deficiência visual as descobertas da biodiversidade das aves que vivem na natureza em Sorocaba. O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, explica que este roteiro foi estruturado de forma dinâmica e interativa para fomentar a conexão do público alvo com a natureza. “A Área de Educação Ambiental da nossa secretaria promove o roteiro em parceria com a Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC), com o Clube de Observadores de Aves (Coaves) e universitários dos cursos de biologia e computação da UFSCAR”, explica o secretário Jessé Loures.  

De acordo com a educadora Ambiental da Sema, Viviane Aparecida Rachid Garcia, o aplicativo gratuito para celular adotado para esse roteiro é inclusivo, pois permite a integração das pessoas com deficiência às experiências com a natureza. O aplicativo foi desenvolvido na Ufscar e ainda tem a possibilidade de ser usado com outro aplicativo que faz a transcrição oral da tela, o talkback. “Assim é possível usar o aplicativo (https://bemteouvi.ga) diretamente no navegador ou adicionar na tela do celular para identificar e conhecer as diferentes aves com quem nos deparamos no roteiro”, explica Viviane Garcia.  

O roteiro também prevê a observação direta de exemplares de aves taxidermizadas (empalhadas) e de ninhos constituídos de diferentes materiais, piquenique, oficina de ninho de cambacica e o playback das principais aves que estão no parque.   

Serviço
Data: 15 de março, das 8h30 às 11h 
Local: Parque da Água Vermelha
Agendamentos e informações: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou 3221-6643 

Muito mais por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.