Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/6/2018 - Sorocaba - SP

Prefeito José Crespo participa do 1º Meeting Empresarial Metalmecânica




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

dsc7146

Na noite de terça-feira (26), o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) recebeu cerca de 120 empresários para um evento com uma proposta inovadora de integrar e discutir vínculos e interação, no 1° Meeting Empresarial Metalmecânica. O objetivo do encontro foi o reconhecimento de Sorocaba como um município de Arranjo Produtivo Local (APL).

O prefeito José Crespo, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Robson Coivo, deu as boas-vindas aos participantes, enfatizando que a união do setor é importante. “Esse é apenas o início de um projeto que irá perdurar e certamente acelerar o desenvolvimento econômico local. O Metalmecânico é o setor mais forte que temos em nossa cidade. Eu quero agradecer e elogiar todos aqui presentes, em especial o nosso secretário Robson Coivo, por estar trabalhando e inovando dentro desta secretaria e deste setor”, disse o prefeito José Crespo, na abertura.

Em seguida, Juliana Arnaut de Santana, da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação explicou o conceito de APL e a função do Estado nesse arranjo.

O encontro teve o propósito de unir forças por meio do Arranjo Produtivo Local que nada mais é que união de empresas que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais e instituições de ensino.

Representando os empresários e também o Ciesp de Sorocaba, Mário Tanigawa aprovou a iniciativa. “Sorocaba é um polo industrial metalmecânico. Acho que este evento é uma importante ação da Prefeitura, por meio da secretaria, e acredito que os empresários que aqui estão só fortalecem a atuação deles no mercado”, afirmou.

O 1° Meeting Empresarial visa também fortalecer as pequenas empresas. “O nosso governo vem criando ações como esta, pois precisamos criar uma sinergia e é a partir desta união que vamos ter muita coisa importante, como a parte da transferência da tecnologia e liberações de crédito, por exemplo, sempre pensando em fortalecer principalmente as pequenas empresas”, explica Robson Coivo.

Este foi apenas o começo de uma proposta de trabalho da Sedeter que já tem um cronograma para dar continuidade ao projeto. “Depois deste evento, iremos compilar os formulários de adesão que serão distribuídos e também sentir o interesse de formar um outro APL e haverá as visitas às empresas com intuito de fazer o mapeamento. Depois disso vamos realizar um novo evento para estas empresas que aderiram, para apresentar uma proposta de trabalho”, finalizou a chefe de Divisão de Desenvolvimento Empresarial da Sedeter, Helenir Lima.

 Metalmecânico em Sorocaba

Em Sorocaba, de acordo com levantamento da Sedeter, cerca de 41% das mais de 2 mil indústrias são ligadas ao setor metalmecânico. Sorocaba também destaca-se na representatividade do MEI, sendo que 410 empreendedores individuais também atuam na área de metalmecânica. Cerca de 53% desses empreendedores atuam na área de serralheria, seguida de usinagem, tornearia e solda, que representa 28% desse total.

Ainda de acordo com levantamento da Sedeter, o valor adicionado fiscal da indústria em 2016 em Sorocaba foi de R$ 11.084.346.569, com base em pesquisa divulgada pela Fundação Seade, sendo que o setor metalmecânico representa 53% deste valor, sedo ainda o setor de transporte – montadoras e autopeças a de maior representatividade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.