Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/8/2018 - Sorocaba - SP

Prefeito José Crespo e mais de 200 ‘eternos Atiradores’ participam do 1º Volta à Caserna




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

FormatFactoryimg-20180825-wa0073_1

Uma solenidade alusiva ao Dia do Soldado e ao congraçamento de “eternos Atiradores”, reuniu centenas de pessoas no Parque das Águas, neste sábado (25). O evento foi organizado pelo Tiro de Guerra de Sorocaba, 02-040, e contou com a presença do prefeito José Crespo, secretários municipais, autoridades militares e mais de 200 antigos Atiradores que prestaram Serviço Militar Inicial de Formação da Reserva (OFR) do Exército Brasileiro.

O 1º Volta à Caserna teve como principal objetivo mostrar a importância que o Tiro de Guerra teve e tem na vida do cidadão. “ Nosso Tiro de Guerra tem papel fundamental. Eu tenho certeza que todos que estão aqui presentes hoje e até os que não puderam vir, tiveram um sua educação complementada com esta experiência”, contou o organizador do evento, Subtenente Flavio Lisboa Afonso, Chefe da instrução do Tiro de Guerra.

Da turma de Atiradores de 73 e atuando como diretor do Tiro de Guerra, José Crespo saudou todos os eternos Atiradores e enalteceu o Exército Brasileiro. “ Somos um país que vive em paz, que não tem inimigo, mesmo vivendo em algum desarranjo social, não podemos perder nossos valores cristãos e cívicos. Essa formação que o Tiro de Guerra nos proporciona é sem dúvida um dos pilares mais importantes no nosso amadurecimento”, declarou.

A cerimônia começou com o juramento à bandeira dos recrutas de 2018, na sequência o professor Fernando Negrão Duarte, antigo Atirador da turma de 1986, fez uso da palavra. “ Nós nunca seremos ex-atiradores, somos Cabos e Soldados da Reserva do Exército Brasileiro, estamos prontos para a pátria amada defender, pode ser que não seja na batalha, mas nas nossas atitudes do dia-a-dia que buscam um Brasil mais justo e soberano”, disse.

A população presente pode ver a antiga tropa desfilar ao som de Avante Camaradas, de letra e música de Antônio Manoel do Espírito Santo. Além disso, acompanharam as exposições do Batalhão de Defesa dos Fusileiros Navais, Viaturas do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Escolas de Bombeiros do Brasil e Grupos de Escoteiros de Sorocaba e Região.

Para a realização do evento, a Urbes – Trânsito e Transportes preparou um esquema especial de trânsito. Foi fechado o trecho da avenida Dom Aguirre com a avenida Dr. Arthur Bernardes e a avenida João Ribeiro de Barros, no acesso a Av. Dom Aguirre (Radial Norte), das 8h às 13h. O  local foi  sinalizado e contou com a ajuda de agentes de trânsito.

 O evento também teve o apoio da Secretaria de Comunicação e Eventos, que conduziu o cerimonial. Estiveram presentes também o 1º Sargento Fabio Roberto Schütz, Instrutor do Tiro Guerra, e também as autoridades: Marinha do Brasil,  2ª Grupo de Artilharia de Campanha Leve,  14ª Circunscrição do Serviço Militar representado pelo coronel Sandro Zanetti, representantes do CPI-7, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal de Sorocaba, representada pelo comandante Marcos Mariano,  Escoteiros do Brasil – 20º Distrito Escoteiro de Sorocaba e os secretários Alexandre Robim (Chefia do Gabinete), Jeferson Gonzaga (Segurança e Defesa Civil), Mirian Zacarelli (Planejamento e Projetos) e Fábio Camargo (Habitação e Regularização Fundiária).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.