Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/9/2017 - Sorocaba - SP

Prefeita participa de cerimônia de dispensa do Serviço Militar




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A prefeita Jaqueline Coutinho participa nesta quarta-feira, 27, às 10h, no Ginásio Municipal de Esporte – Dr Gualberto Moreira, Vila Hortência, da Solenidade de Compromisso a Bandeira Nacional destinada a 400 jovens que foram dispensados do Serviço Militar, após concluírem processo de alistamento junto ao Exército. Essa é a primeira cerimônia presidida pela prefeita depois que ela tomou posse, no dia 6 de setembro, como presidente da Junta de Serviço Militar de Sorocaba e diretora do Tiro de Guerra. Jaqueline Coutinho é a primeira mulher a ocupar essa distinção como chefe do Executivo.

O Juramento ao Pavilhão Nacional é a etapa final dos jovens que cumpriram todas as etapas do Alistamento que ocorre, nesta época do ano, em todo o território Nacional. A Junta de Serviço Militar é um órgão ligado a Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e da 1ª Delegacia de Serviço Militar da 14ª CSM.

A cerimônia desta quarta-feira terá a presença de autoridades civis e militares e do chefe da 14ª CSM, coronel Sandro Peres Zanetti, o Primeiro Tenente Jairo Junior Xavier, delegado de Serviço Militar de Sorocaba e o Subtenente Paulino dos Santos, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Sorocaba. Todos os anos o município alista aproximadamente 5 mil jovens que completaram 18 anos e que, após serem aprovados nos exames, incorporam a Corporação Militar, enquanto os demais são dispensados do Serviço Militar.

Mesmo nessa condição o cidadão pode ser convocado em casos extremos como de guerra para reforço de contingente. Quem é dispensado, seja por excesso de contingente ou situações extremamente peculiares, recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) que atesta que aquele jovem se alistou em uma das Forças Armadas como Exército, Aeronáutica e Marinha.
Quem não cumpre essas exigências, ou seja, faltar ao Juramento, fica sujeito a multa e deve se apresentar à Junta do Serviço Militar para se regularizar, do contrário, sem o CDI não poderá prestar concursos públicos, solicitar emissão de passaporte e até mesmo conseguir emprego, isto porque o Certificado de Dispensa é um dos documentos exigidos no processo de seleção, seja em empresas privadas como estatais.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.