Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/4/2018 - Sorocaba - SP

Praça do Abatiá marca início de um novo tempo na região




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Um ano depois das primeiras visitas da administração municipal à região, os bairros do Ipiranga e Jardim Abatiá ganharam na tarde deste sábado (21), uma das maiores praças da cidade. São quase 30 mil metros quadrados – 11 mil de área urbanizada e 17 mil de mata ciliar.

E as famílias moradoras da região aproveitaram uma tarde diferente, com diversão proporcionada pela Prefeitura, com pipoca, algodão doce, brinquedos infláveis, pula-pula e música, com a apresentações de dança.  Na companhia da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, e de quase todos os seus secretários, o Prefeito José Crespo entregou à comunidade muito mais do que uma praça, mas uma nova área de convivência, um espaço para o esporte e o lazer, uma conquista para a região e para toda a cidade.

Durante a cerimônia ele homenageou as equipes que se sucederam na construção do Centro de Lazer, representando os nove mil servidores da Prefeitura, homenageou os moradores do bairro que formam suas famílias com dignidade. Ressaltou que conhece o bairro há 25 anos, desde quando foi o presidente da Urbes, época que sequer havia água encanada e muitas moradoras desciam até a bica do agora Centro de Lazer para lavar roupas. “Ela subia e descia a ribanceira com a roupa na cabeça”, anunciou o prefeito ao homenagear Terezinha de Jesus Barboza, em nome de todas as outras moradoras do bairro. “Sorocaba tem mais de 500 bairros, esse bairro mobilizou-se na frente de muitos outros e atendemos com a construção”, declarou o prefeito. Ressaltou a iluminação de led no bairro naquele Centro de Lazer, sendo um dos poucos bairros da cidade a contarem com esse investimento: luzes belíssimas e que consomem pouca energia.

Lilian Crespo também parabenizou os moradores. “Transformamos a pirambeira que aqui existia nesse centro de lazer. Bem-vindos a esse espaço que de agora em diante é de vocês. Cuidem como zelam das suas casas e terão para sempre”.

Cerca de R$ 320 mil foram investidos na Praça do Abatiá, um desafio que envolveu diretamente cinco secretarias: Conservação, Serviços e Obras; Planejamento e Projetos; Meio Ambiente, Parques e Jardins; Esportes e Lazer e o SAAE.

Depois que a equipe da Secretaria de Planejamento e Projetos, liderada por Luiz Alberto Fioravante, concluiu o projeto, a primeira intervenção foi feita pela equipe do SAAE – Sorocaba. “O SAAE eliminou todas as ligações clandestinas que faziam com que o esgoto corresse a céu aberto nesse local. Construiu a rede de drenagem para acabar com a erosão que aqui havia aberto uma vala com seis metros de profundidade. Fizemos a terraplanagem, construindo assim a sólida superfície para implantar o Centro de Lazer. Para nivelar essa área com a rua, trouxemos 6 mil metros cúbicos de terra, o equivalente a 500 caçambas de caminhão, ” contou Ronald Pereira- Diretor Geral do SAAE- Sorocaba.

Na sequência, Fábio Pilão, secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, e seus engenheiros, começaram a trabalhar no local e em 3 meses os serviços foram concluídos. “As famílias estão ocupando esse espaço público com crianças brincando nas quadras durante as noites iluminadas com a moderna iluminação de led. Construímos a ciclovia que parte desse centro de lazer, interligando com toda a rede cicloviária de Sorocaba,” disse o secretário.

O novo local conta com quadra de areia e equipamentos esportivos. “A cidade estava esquecida no esporte e lazer há muito tempo. Estamos com atividades não só nesse bairro como em toda a cidade. Aqui nós vamos elaborar um plano com as lideranças do bairro para melhor atender a todos vocês, ” lembrou o secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca.

Tão importante quanto o esporte é a natureza, por isso, a Secretaria de Meio Ambiente, também trabalhou no local, e conta agora com a ajuda da população para a preservação. “Esse novo equipamento vai oferecer qualidade e resgate de cidadania, uma obra realizada com a determinação do governo Crespo para entregar um investimento de alto nível. Uma moça moradora do bairro disse que vai ajudar a cuidar das árvores aqui por nós plantadas, ” comentou o Secretário Jessé Loures.

O nome do centro de lazer foi escolhido em homenagem a mãe do ex-vereador, Gervino Gonçalves, o Cláudio do Sorocaba 1: Praça Etelvina Vieira de Miranda. Claúdio também esteve presente na solenidade e contou que há 25 anos, no dia 25 de abril de 1993, iniciou a construção da residência no bairro. Ele viveu com a mãe por muito mais tempo do que os 18 anos de idade e que ela foi uma mulher que deixou muitas saudades. “Eu sabia que era o melhor para Sorocaba, o Crespo como prefeito. Ele agora inaugura essa belíssima praça, um parque para essa comunidade,” agradeceu ele.

Os agradecimentos também foram feitos por quem convive na região como o Pastor Marcelino Silva de Abreu: “Agradeço ao prefeito e à equipe que aqui trabalhou. Muitos podem dizer que não foi feito mais do que a obrigação, mas para que não ficasse só na promessa foi preciso ter muito pulso firme.”

O líder comunitário Edinho agradeceu o prefeito Crespo e equipe, lembrando de que o bairro surgiu com o ex-prefeito Renato Amary. O Presidente da Associação de Amigos do Bairro, Paraná, também manifestou sua gratidão. “Quero agradecer pelo centro de lazer. Essa é uma administração de pulso forte e firme,” concluiu ele.

Formaram a frente de honra:

Prefeito José Crespo, Lilian Crespo, primeira-dama, secretários municipais Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Jessé Loures (Meio Ambiente Parques e Jardins), Simei Lamarca (Esportes e Lazer) e o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Convidados à frente do evento, os líderes comunitários Edinho do Ipanema, o presidente da Sociedade Comunitária Amigos de Bairros Jardim Ipiranga e Adjacências, Erotides Martins Rodrigues (Paraná) e o pastor Marcelino Silva de Abreu, além do gerente da unidade do SENAC em Sorocaba, Rodrigo Bazin Siqueira do Amaral.

 Demais secretários presentes:

Alexandre Robim (chefe do Gabinete do Poder Executivo), Marina Elaine Pereira (Saúde), Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Eric Vieira (Gabinete Central), Fábio Camargo (Habitação e Regularização Fundiária), Jéferson Gonzaga (Segurança e Defesa Civil), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Marcelo Regalado (Fazenda), Suelei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular), Carlos Rocco Júnior (corregedor Geral do Município), Laerte Molleta (superintendente do Procon) e Márcio Pereira, representando o presidente da Urbes Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.